Nova novela trará onda Indiana ao Brasil

Dia 19 de janeiro estréia “Caminho das Índias”, a próxima novela das 21h da TV Globo, e já dá para sentir um cheirinho da Índia no ar, a começar pela moda, que foi buscar no país asiático a inspiração para este verão.

juliana-paes-caminho-das-indias

A novela de Glória Perez vai mostrar costumes que em nada se parecem com nossos hábitos ocidentais. A princípio, comer com as mãos pode nos causar estranheza, mas os sáris (traje feminino) que Maya, personagem de Juliana Paes, vai usar, não. Afinal, são coloridos e realçam a beleza das indianas. Por que não das brasileiras também?

Reunimos algumas tradições daquele país para você avaliar se dá ou não para incorporar a nossa cultura – mesmo que seja só um pouquinho, para se divertir na carona da novela. Avalie.

Muito pano, pouco corpo

Os famosos sáris – vestimentas das mulheres indianas – são coloridos e chegam a ser feitos com oito metros de tecido. Escondem o corpo mas curiosamente realçam a beleza. Deve ser porque escondem mistérios…

Carinho público? Não pode

Na Índia os casais (namorados ou casados) não andam nas ruas de mãos dadas, muito menos abraçados. Beijo então, nem pensar. Lá são os homens que andam de mãos dadas.

Respeite os ratos!

Se aqui eles são repelidos aos gritos, na Índia são tratados com respeito e até alimentados como bichinhos de estimação. Achou estranho? Pense que os indianos também podem achar bizarra a forma como as “madames” tratam seus poodles.

Nada de aperto de mão

Não aperte a mão de um indiano tradicionalista (um brâmane, que o ator José de Abreu vai interpretar na novela), deixe que ele o faça primeiro. Eles não gostam de ser tocados.

É melhor cumprimentá-los com uma pequena inclinação de cabeça e as mãos juntas na altura do peito, com a expressão “Namastê”, que significa “O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti”.

Em vez de futebol, críquete

Pouco conhecido pelos brasileiros, o esporte é febre nacional entre os indianos. Disputado com tacos, lembra muito o beisebol.

Talher para quê?

Na Índia come-se de tudo com a mão direita, desde os alimentos molinhos até os mais sólidos. A mão esquerda fica reservada para a higiene pessoal.

Carne de vaca, nem pensar

Grande parte da população indiana é vegetariana, e mesmo os não vegetarianos não comem carne de vaca, por ser este um animal sagrado no país.

Astrologia

A consulta aos astros faz parte do cotidiano daquele país. Todas as datas importantes (o fechamento de um negócio, nascimento, casamento, etc) são regidas pela astrologia, que pode identificar dias de sorte, pessoas amaldiçoadas para o amor (manglik) e a melhor hora e lugar para uma cerimônia.


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários