Nota do ENEM servirá para ajudar na aprovação do vestibular da UFRGS

Cerca de 40 mil candidatos que deverão se inscrever no próximo vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) poderão utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para aumentar as chances de aprovação.

Nota do enem no vestibular da UFRGS

A Comissão de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFRGS aprovou ontem o parecer que definiu a participação da universidade no Enem. Os conselheiros decidiram que, no Vestibular de 2010, os estudantes poderão utilizar os escores obtidos como uma nota adicional ao processo seletivo da instituição. O Enem não será obrigatório, ficando o aluno livre para escolher usar ou não o resultado das provas do exame, que serão aplicados nos dias 3 e 4 de outubro.

– Ao prestar o exame e decidir utilizar a nota na UFRGS, o estudante poderá ter a certeza de que só terá benefício – afirma o reitor, Carlos Alexandre Netto.

Segundo o reitor, neste primeiro momento, a ideia é incentivar a participação dos alunos do Ensino Médio no Enem, já que a pontuação obtida representará um bônus. Para incluir o exame no seu vestibular, a UFRGS calculará a média alcançada entre os candidatos que, no momento da inscrição na universidade, decidiram utilizar o exame. Ao acertar desempenho médio, todos os que ficarem acima dele contarão com a ajuda do Enem, que se tornará a 10ª prova do vestibular. Quem não optar pela utilização do exame nacional não ficará prejudicado, pois o cálculo da média harmônica continuará sobre as nove provas.

A forma de implantação do Enem na UFRGS deverá atender a expectativa dos vestibulandos. Antes da aprovação na Cepe, os estudantes que se preparam para as provas do próximo vestibular programavam protestos caso o exame fosse obrigatório.

O impacto do Enem na universidade será de acordo com a nota do aluno e do curso pretendido. O reitor aponta que o exame poderá decidir a classificação, sobretudo entre os últimos colocados. Construída desde maio na universidade, com a participação de representantes dos setores envolvidos no concurso, a proposta de adesão ao Enem passou também por um seminário aberto, em junho, que envolveu toda a comunidade acadêmica.

Fonte:zerohora


Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários



Últimos Comentários