Para evitar fraudes, Enem terá prova personalizada para cada candidato

Para evitar fraudes, Enem terá prova personalizada para cada candidato

Para evitar fraudes, Enem terá prova personalizada para cada candidato

Nesta edição, os cadernos de questões do Enem virão com identificação e os cartões de respostas encartados na avaliação com nome de cada candidato


A edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano está cheia de novidades. Entre elas, a segurança dos candidatos está como prioridade. Por isso, as provas deste ano terão os nomes dos inscritos para evitar possíveis fraudes.
Além dos nomes nos cadernos de questões, o material terá o número de inscrição também impresso.  Os cartões de resposta do Enem também virão encartados na avaliação e com a identificação de cada um. Essa e outras alterações estão no edital nº 13, publicado no Diário Oficial da União, na última segunda-feira (10).
O ministro da Educação, Mendonça Filho, acredita que assim irá contribuir para inibir possíveis fraudes no exame. “Temos um instrumento a mais para identificar a prova feita pelo candidato e, evidentemente, até permitir a rastreabilidade”, enfatiza. Mendonça ainda afirma que dessa maneira, será possível saber até “se por ventura, uma prova foi subtraída ou canalizada para uso indevido”.
É importante lembrar que no ano anterior, a prova foi marcada pelo vazamento do seu conteúdo, que caiu na mão de bandidos que passavam as respostas para candidatos enquanto esses estavam realizando o exame.
Nova regra também ajuda na hora da prova
A medida não é só uma tentativa de manter a segurança dos inscritos e a confiabilidade da prova, mas também poderá facilitar a transcrição das respostas, conforme explicou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.
“A personalização aumenta a segurança para o candidato e facilita um pouco, porque antes ele tinha de transcrever, na folha de resposta, a cor da prova que estava fazendo. Agora, as duas estarão identificadas com nome e número de inscrição, e a folha de resposta já virá encartada no caderno de questões”, declara Maria Inês.
O Inep informou que as provas do Enem continuarão a ser aplicadas em quatro cadernos diferentes e identificados por cores. Além disso, as alterações nos cadernos de questões e de respostas não trarão nenhum gasto extra ao governo.
Fonte: Último Segundo/Educação/Ig. São paulo


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários