Asteróide gigante passa muito próximo à Terra

Astrônomos revelaram nesta terça-feira que um asteróide do tamanho de um prédio de dez andares passou muito perto da Terra na manhã de segunda-feira, revela matéria publicada na edição desta quarta-feira do jornal O Globo. A colisão de um corpo celeste desse porte, afirmaram, teria um impacto semelhante ao de mil bombas atômicas similares à lançada sobre Hiroshima.

asteroide-colisao-terra

– Foi um susto inicial bem grande encontrar um objeto assim tão próximo – afirmou Thais Mothé Diniz, astrônoma do Observatório do Valongo, da UFRJ, especialista no estudo de pequenos corpos do sistema solar. – O impacto de um objeto desses causaria estrago.

Chamado de 2009DD45, o objeto teria de 21 a 47 metros e passou a 72 mil quilômetros do planeta – quase nada em termos astronômicos: um quinto da distância entre a Terra e a Lua ou o dobro da altitude dos satélites georreferenciados em órbita.

De acordo com astrônomos, apesar da proximidade, o risco real de colisão foi logo descartado. Mas a ameaça de um futuro impacto ainda é desconhecida. O asteróide teria aproximadamente o mesmo tamanho do que colidiu com a Terra em 1908, causando uma catastrófica destruição na Sibéria.

Embora tenha passado tão perto da Terra, o asteróide só foi detectado no sábado, por especialistas do Siding Spring Survey, um programa australiano de busca por objetos em rota de colisão com o planeta. Sua presença foi confirmada pela União Astronômica Internacional (IAU), mais precisamente pelo departamento responsável por catalogar objetos do Sistema Solar.


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Ferrockxia disse:

    Não que eu ame desgraçadas, mas certas tragedias me fascinam rsrsrsr queria mto estar viva
    num acontecimento desses! =D
    doideras a parte!

    achei o deposito na web no LINKOU.COM

  • Vitoria disse:

    Nossa,imaginem que impacto enorme iria causar!

    Só pra te uma noção,um desses com um tamanho de um predio de dez andares,seria igual a 400 big one no mesmo lugar,se num sabe o que é,é só proucurar no google que acha

    =D

  • ronaldo disse:

    é só armar uma cama elastica gigante

  • paola disse:

    eu nao acredito que passou da hora de ir para escola?



Últimos Comentários