Manaus pede auxílio do governo federal por causa de imigração de venezuelanos

Manaus pede auxílio do governo federal por causa de imigração de venezuelanos

Manaus pede auxílio do governo federal por causa de imigração de venezuelanos

Prefeitura decretou estado de emergência e comunicou situação nesta segunda-feira ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário


A prefeitura de Manaus comunicou nesta segunda-feira (8) ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário sobre o decreto municipal de emergência social devido ao intenso processo migratório de venezuelanos na cidade e espera receber ajuda federal.
O decreto foi publicado na última quinta-feira (4) no Diário Oficial de Manaus e determina, entre outras coisas, que a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos  priorize ações emergenciais humanitárias e solicita que todos os órgãos e entidades do município fiquem em alerta para atender às ações e atividades requeridas ou solicitadas pela pasta.
“O que nós queremos verdadeiramente é a inclusão do governo federal e do governo do Amazonas nas ações que tem como objetivo dar uma solução a curto prazo para o drama dos venezuelanos indígenas warao. Quando eles aqui chegaram [em dezembro do ano passado] eram um grupo de 35 pessoas. Hoje nós já temos mais de 350. A situação é verdadeiramente de emergência”, disse o secretário Elias Emanuel.
A maioria dos indígenas venezuelanos que migraram para a cidade está acampada em condições precárias debaixo de um viaduto e na rodoviária da capital amazonense. Durante o dia, eles se espalham pela cidade, principalmente em semáforos, para pedir esmola. “A informação que nós temos é que os warao, assim como todos dos indígenas, são exímios artesãos. Eles vão para as ruas para vender o artesanato e quando acaba, partem para a mendicância. E as crianças são o chamariz do público aqui na cidade”, disse Emanuel.
Uma das maiores preocupações, segundo o secretário, é com a disseminação de doenças, principalmente entre os próprios indígenas, que são mais vulneráveis. “A gente já identificou alguns casos aqui de tuberculose e de catapora. Há uma preocupação com várias doenças que podem vir junto com esse grupo para a cidade. A saúde municipal está acompanhando muito de perto esse assunto.”
Atualmente, as secretarias municipal e estadual de Saúde, de Assistência Social e Direitos Humanos estão oferecendo atendimento médico e vacinação aos imigrantes. De acordo com o secretário, a prefeitura vai pedir à Polícia Federal que providencie a regularização de permanência dos venezuelanos na capital do Amazonas, tendo em vista que muitos não têm sequer documento de identidade.
A Pastoral do Migrante e o Ministério Público Federal no Amazonas também acompanham a situação dos indígenas warao.
Crise na Venezuela
A Venezuela vive uma crise política e econômica que tem levado a população do país a buscar melhores condições de vida no Brasil. A principal porta de entrada é o município de Pacaraima, em Roraima, que faz fronteira com o município venezuelano de Santa Elena do Uiarén
Um chamariz para esse grupo é a supervalorização do real frente ao bolívar venezuelano. Com um real é possível trocar por mil bolívares na fronteira. Portanto, qualquer arrecadação feita aqui, eles são capazes de potencializar financeiramente no retorno à Venezuela. Nós já observamos que dos 351 que chegaram aqui, 60 foram à Venezuela e já voltaram pra Manaus”, disse o secretário municipal.

Fonte: Último Segundo/Brasil/Com informações da Agência Brasil


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários