Globo é processada por racismo pelo uso da esponja “Black Power” no BBB

Globo é processada por racismo pelo uso da esponja "Black Power" no BBB

Globo é processada por racismo pelo uso da esponja “Black Power” no BBB

Ministério Público entrou com ação contra emissora: “Clara a
lusão ao estereótipo racista ‘cabelo Bombril'”, dizem autores

Uma das primeiras polêmicas da última edição do “Big Brother Brasil” não envolveu Ana Paula e nenhum outro participante do reality show. Uma esponja de lavar louça, no formato de um boneco negro com black power, causou indignação dos internautas e agora virou processo do Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro contra a Rede Globo.
Nesta terça-feira (3), o MPF entrou com uma ação contra a emissora por dano moral coletivo e discriminação racial. “A representação do cabelo ‘black power’ como esponja de pia faz uma clara alusão ao estereótipo racista do ‘cabelo para ariar panela’ ou ‘cabelo Bombril’, servindo apenas para reforçar o preconceito, ainda intrínseco a muitos setores da sociedade, desde a abolição da escravatura”, afirmaram os procuradores Renato Machado e Ana Padilha Oliveira, autores da ação.
A multa pedida pelo MPF equivale a 0,5% do faturamento do programa, o que pode ultrapassar a casa dos milhões de reais. Além disso, a Globo deverá veicular uma retratação pela utilização da esponja no horário em que passava “BBB” e no “Mais Você”. O programa de Ana Maria Braga foi o primeiro a mostrar o boneco, antes mesmo da estreia do reality show.
Na época, a emissora ignorou a polêmica e decidiu manter a esponja no programa. Mas ela foi adotada por Ronan e apelidada de Will, e virou objeto de decoração ao invés de ser usada para limpeza.
Fonte: Último Segundo/Gente


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários