Queda na venda de Smartphones no 3º Trimestre de 2008

No terceiro trimestre deste ano, o mercado mundial de smartphones cresceu 11,5% na comparação com o mesmo período de 2007, segundo um relatório do Gartner. É o menor índice desde que a consultoria começou a analisar essa indústria. As vendas chegaram a 36,5 milhões de aparelhos.

smartphones

“A situação econômica atual está impactando negativamente a venda de modelos mais caros”, afirmou Roberta Cozza, analista do Gartner, em comunicado oficial. “Olhando para o futuro, devemos esperar que o mercado continue a crescer, porém a taxas mais baixas.

Embora as principais operadoras estejam subsidiando mais smartphones, para baratear os preços elas estabelecem contratos de dois anos com planos de dados mensais, que ainda continuam caros para o usuário médio”, acrescentou. Apesar da crise, na América Latina o crescimento foi consideravelmente maior: 56%.

A Nokia manteve a liderança do mercado de celulares inteligentes, com 42,4% de participação. O número, porém, caiu 3% na comparação com o terceiro trimestre de 2007. A empresa vendeu, ao todo, 15,47 milhões de aparelhos.

A queda, de acordo com a consultoria, pode ser atribuída à competição cada vez mais acirrada e à demora em lançar um equipamento com tela sensível ao toque. “O N97, anunciado recentemente, é uma evolução necessária para a linha N9x. Mas, infelizmente, ele não estará disponível antes da primeira metade de 2009”, disse a analista.

Já o desempenho da Research in Motion, que fabrica os smartphones BlackBerry, cresceu 81,7% no terceiro trimestre deste ano, graças à maior presença no segmento de usuários finais. As vendas chegaram a 5,8 milhões de unidades.

Com o iPhone 3G, a Apple conquistou a terceira posição no ranking, com participação de mercado 12,9% maior. A companhia comercializou 4,7 milhões desses celulares no período, um crescimento de 327,5%.

Completam a lista dos cinco primeiros colocados a HTC (participação de 4,5% e vendas de 1,6 milhão de aparelhos) e a Sharp (3,4% e 1,2 milhão, respectivamente).

O domínio da Nokia também se manteve na lista de sistemas operacionais móveis mais utilizados. O Symbian equipava 49,8% dos smartphones vendidos no terceiro trimestre, mas é a primeira vez que o número fica abaixo dos 50%. Segundo o Gartner, a expectativa é que ele continue a cair em 2009.

Por outro lado, o sucesso do iPhone 3G alçou o Mac OS X à terceira colocação. Pela primeira vez, inclusive, ele superou, no mundo e nos Estados Unidos, as vendas de aparelhos com sistema Windows Mobile. A ausência de uma boa interface continuará a limitar a usabilidade do software da Microsoft, prevê o Gartner. A segunda colocada no ranking, a RIM, tem participação de 15,9%.


Tags: , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários