Google está deletando dados de internautas capturados pelos seus carros

O Google disse nesta sexta-feira (11) que começou a deletar as informações de internautas que usam conexão Wi-Fi que foram coletadas pelos carros do serviço Street View, que exibe imagens em 360º das ruas. A empresa diz que a captura de dados foi feita por um erro.

street-view-marginal

A empresa informou, no mês passado, que havia, por erro, recolhido dados pessoais de redes sem fio, e ordenado que a prática fosse abandonada. O software usado nos carros tem um código, supostamente colocado ali por engano, que permite obter as informações trocadas pelos usuários por meio da internet. O problema atingiu apenas internautas que deixam sua conexão desprotegida, sem o uso de senhas.

Em comunicado enviado à Comissão de Energia e Comércio da Câmara de Deputados dos Estados Unidos, a empresa diz que já foram apagados os dados coletados na Áustria, Dinamarca e Irlanda, à pedido das autoridades desses países. No Estados Unidos, os dados ainda estão guardados, em razão da legislação do país.

Não há informações sobre a situação dos dados em outros locais – as informações foram coletadas inclusive no Brasil, onde os carros do Google já passaram por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Na carta, Pablo Chavez, diretor de políticas públicas da empresa, diz que os dados foram coletados sem autorização em 30 países, mas que essas informações nunca foram usadas em seus produtos. Países como Austrália e Itália já abriram investigação sobre o assunto.

O serviço Street View surgiu em 2007 como uma evolução do Google Maps, que permite a localizar países, cidades, ruas e lugares específicos com a vantagem de ter ainda imagens em três dimensões de cidades e principais pontos históricos do mundo como o Coliseu, em Roma, na Itália.

O Google usa veículos que carregam câmeras superpotentes para registrar as imagens dos locais escolhidos pela companhia.

As fotos são “costuradas” até formar a imagem final com 360º na horizontal e 290º na vertical, e como são feitas em lugares abertos e públicos, a empresa já se envolveu em polêmicas sobre a garantia da privacidade das pessoas fotografadas.

Fonte:r7


Tags: , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários