Delegados confirmam Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos

Delegados confirmam Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos

Delegados confirmam Donald Trump como novo presidente dos Estados Unidos

Ratificação da vitória do candidato republicano já era esperada; militantes fizeram protestos para que o colegiado modificasse os votos de novembro

O colégio eleitoral dos Estados Unidos se reuniu nesta segunda-feira (19) em todos os estados do país para ratificar o resultado da eleição presidencial. No total, 538 delegados votaram para confirmar a vitória do candidato republicano, o empresário Donald Trump. Entretanto, o que era para ser uma mera formalidade no processo eleitoral causou protestos em diversas localidades.

Nos estados do Texas, Pensilvânia e Carolina do Norte, manifestantes pediram que os delegados impedissem a confirmação da vitória de Trump, deixando a decisão para o Congresso do país. Geralmente os integrantes do colégio eleitoral seguem a orientação do partido que venceu no local e somente referendam o resultado.

Neste ano, entretanto, parte da opinião pública protestou e pressionou o colegiado com petições eletrônicas em favor da mudança de voto. Em uma delas, mais de 4 milhões de norte-americanos pediram pela mudança de posicionamento, de modo que o republicano não fosse eleito, de fato.
Os integrantes do colégio eleitoral são cidadãos escolhidos pelos partidos políticos e cabe a eles depositar em urnas um “certificado de voto” para confirmar o resultado da eleição, que ocorreu em novembro.

Os nomes são designados pelo partido vencedor em cada estado. Os escolhidos, em teoria, acompanham o voto das eleições nos estados. Por esse motivo, Donald Trump teve seu nome ratificado, já que obteve, em novembro, 306 votos, 36 a mais que os 270 necessários para uma vitória no colégio eleitoral.
A controvérsia em torno da votação advém do fato de Trump não ter vencido com maioria dos votos populares e também pelas escolhas que já fez para o seu gabinete, que desagradam até mesmo os republicanos.
Voto contra a orientação
Somente um integrante de colégio eleitoral, inscrito no Texas, manifestou-se publicamente e disse que vai votar contra a orientação (Trump venceu no estado), em favor de sua consciência.

Com a confirmação da vitória de Trump pelos delegados, o republicano tomará posse no dia 20 de janeiro de 2017.

Fonte: Último Segundo/Mundo/ Com informações da Agência Brasil


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários