Casos de zika na Colômbia passam de 22,6 mil; país é o segundo mais infectado

Zika na Colombia

Zika na Colombia

Do total de pessoas infectadas, 2.824 são mulheres grávidas; autoridades estimam que 600 mil contraiam vírus este ano

O último boletim epidemiológico do Instituto Nacional de Saúde da Colômbia, divulgado neste sábado (6), aponta que 22.612 casos de zika vírus foram registrados no país. Desse número de pessoas infectadas, 2.824 são mulheres grávidas.

Segundo o balanço, só em janeiro quase 11 mil pessoas foram infectadas na Colômbia, segundo país da América Latina com maior número de notificações, atrás somente do Brasil. Nesta sexta-feira (5), o Instituto confirmou as três primeiras mortes causadas pelo zika vírus no país.

Segundo jornais locais, o vírus está presente em 205 municípios da Colômbia, a maioria na região central e uma boa parte no Caribe. A cidade de Barranquilha registrou na última semana de janeiro 2.389 casos. Dessas ocorrências, 1.331 foram confirmadas por meio de exames em laboratórios.

Do total de notificações, 64,8% são em mulheres. A preocupação no país aumenta, já que o zika vírus está associado ao aumento dos casos de microcefalia em bebês no Brasil. Em janeiro, as autoridades colombianas pediram para que casais adiassem o planejamento de ter filhos. Nesta sexta, a ONU (Organização das Nações Unidas) pediu para que países infectados com o vírus autorizem o aborto.

Na Colômbia, há uma previsão de que mais de 600 mil pessoas contraiam a doença. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, vetor também da dengue e febre chikungunya.

Fonte: Ig/Vigilante


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários