Finalmente Windows perde mercado

Depois de anos dominando o mercado de sistemas operacionais, o windows perde mercado pela primeira vez.

Nunca o sistema operacional da Microsoft tinha baixado para níveis inferiores aos 90% de quota de mercado: em Outubro passado ficou nos 89,6%. Em contraste, o Mac OS X, a sua maior subida em dois anos.

O sistema operacional Windows sofreu o mês passado a sua maior queda em quota de mercado desde os dois últimos anos, de acordo com a empresa de análises Internet Net Applications. Esta queda situou a quota do sistema operacional da Microsoft abaixo dos 90% pela primeira vez na sua história.
Em Novembro último, do total de utilizadores ligados aos websites monitorizados pela Net Applications, 89,6% utilizava o Windows como sistema operacional, percentagem inferior em 0,84% à detectada em Outubro. Já nos meses de Maio de 2008 e Dezembro de 2007 a quota do Windows tinha sofrido quedas importantes, respectivamente de 0,51% e de 0,63%, mesmo assim menores que a detectado agora em Novembro, diz a Net Applications.

Igualmente impressionante nesta perda de quota de mercado do Windows foi a queda protagonizada pelo Windows XP – a maior desde Janeiro de 2008 – em contraste com a tendência de subida manifestada pelo Vista: enquanto o XP perdeu 1.81 por cento, o Vista ganhou 1.16 pontos percentuais, a sua maior subida desde Janeiro último.

O Windows 2000, a terceira e última edição do sistema operativo da Microsoft monitorizado pela Net Applications, continuou a cair em direcção a uma quota de mercado residual de apenas 1%, registando 1.56% durante Novembro.

Tal como esperado, o Vista ultrapassou a marca dos 20% de quota pela primeira vez, atingindo uma fatia de 20.45%.
Sem sinais de abrandamento

Mas a queda na quota global do Windows não mostra sinais de querer abrandar. Nos últimos 12 meses, a penetração da Microsoft caiu dois por cento, dos 91.79% que detinha na altura. Durante o mesmo período, a Apple conseguiu um aumento na sua quota de 1.56 pontos percentuais, para um total de 21.3%.
A Net Applications também registou uma pequena subida na quota de mercado do sistema operativo open-source Linux, dos 0,71% em Outubro para os 0.83% em Novembro. No entanto, em Agosto e Setembro últimos o Linux apresentava-se melhor colocado, com uma quota de mercado acima dos 0.90%.
Este estudo de mercado está disponível no website da Net Applications.


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários