Ministério do Trabalho lança 25 cursos de qualificação para a copa

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou nesta sexta-feira (27), no Rio de Janeiro, o Plano Setorial de Qualificação (Planseq) da Copa do Mundo, que pretende qualificar 150 mil trabalhadores até 2014 para a demanda do evento. Os cursos de qualificação, gratuitos, serão voltados para os setores como turismo e transporte. Entre as modalidades está a de baiana do acarajé.

copa2014

De acordo com o MTE, o investimento para plano, de R$ 124,3 milhões, é proveniente do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Serão 25 cursos em áreas como bilheteiro de metrô e de trem, cobrador de ônibus, frentista, motorista de ambulância, de ônibus urbano e de táxi, camareiro, cozinheiro, garçom, guia de turismo, manobrista, mensageiro, telefonista, recepcionista, artesão, vendedor ambulante, baiana do acarajé e empreendedor individual, entre outros.

O Planseq Copa do Mundo será executado nas 12 cidades-sede do mundial de futebol, que são o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador. As cidades localizadas no entorno das sedes também serão beneficiadas, informou o ministério.

Inscrições
Ainda segundo o ministério, os interessados deverão fazer as inscrições por meio das entidades que executarão os cursos. As entidades, porém, ainda não foram definidas. Primeiro o MTE deverá lançar as chamadas públicas para o cadastro das entidade interessadas e, posteriomente, haverá a divulgação de quem realizará os cursos e as formas de inscrição. Ainda não há prazo para o lançamento das chamadas públicas, disse o ministério.

De acordo com o MTE, o ministro Carlos Lupi ressaltou, no lançamento do plano, a importância para o Brasil ter profissionais de serviços e atendimento direto ao público bem preparados para atender os turistas, citando que mais de 1,5 bilhão de pessoas assistiram a última Copa.

Além da Copa do Mundo, o Brasil se prepara também para as Olimpíadas de 2016 e a Copa das Confederações em 2013, disse o MTE.

Fonte:g1


Tags: , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • rita disse:

    onde irao ser feitas essas inscrições, por que o ola turista as inscrições ja estao encerradas. teria que haver uma boa divulgação, é só para os ricaso? ou é para toda população brasileira que nao tem condições e tempo de pagar um curso de idiomas. aguardo respostas

Trackbacks



Últimos Comentários