MEC divulga o novo gabarito do Enem 2009, após correção

simulado-enem-2009

O Ministério da Educação (MEC) informou que vai divulgar um novo gabarito das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste sábado e domingo. A assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou, às 23h50 desse domingo, que a divulgação dos novos gabaritos oficiais deverá ser feita a partir das 10h desta segunda-feira.

Segundo o ministério, os gabaritos foram embaralhados e saíram trocados. Ao menos seis questões estão com problemas na resposta. Aguarde e consulte o gabarito oficial no site do Inep.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) colocou no seu site a seguinte informação:

“Foi identificada inconsistência nos gabaritos dos diferentes modelos de prova publicados. Os gabaritos corretos serão publicados o mais breve possível.”

‘Lamentável’

No primeiro dia, os candidatos fizeram as provas de ciências humanas (geografia e história) e da natureza (biologia, química e física). No segundo dia, foi a vez das provas de matemática e linguagens, que incluía uma redação.

A divulgação de gabaritos errados foi lamentável na opinião do coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta.

“O que aconteceu foi muito ruim. A alta abstenção já mostrou que a prova ficou desmoralizada. Esses problemas no gabarito reforçam a visão de que a prova foi feita sem a estrutura adequada. O Enem acaba virando um motivo de chacota”, disse.
Segundo ele, “umas das poucas coisas que funcionam no país são os vestibulares”. “Quando acontecem esses erros de organização, de logística, os processos seletivos que acontecem com muita lisura podem acabar também desmoralizados.”

“O gabarito errado causou um certo pânico entre os alunos, que achavam que tinha ido mal. Não fazia o menor sentido”, afirmou Eduardo Figueiredo, professor de física do Curso Objetivo.

Ceca de 2,6 milhões dos mais de 4 milhões de inscritos fizeram as provas. O índice de abstenção chegou a 37,7% no sábado, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Dados preliminares apontam que 2,9% das pessoas que fizeram a prova no primeiro dia não realizaram o teste no domingo. Foi a maior abstenção da história do exame. O MEC esperava um índice de 35%.

Baixe os gabaritos da primeira correção.
Gabarito Primeiro Dia

Gabarito Segundo Dia

fonte: g1

Gabaritos mais recentes divulgados pelo INEP

Baixe o novo gabarito aqui.
Gabarito Primeiro Dia

Gabarito Segundo Dia


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários