Veja as provas e os gabaritos do Enade 2009

enade

As provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante) foram aplicadas neste domingo para mais de 1,1 milhão de estudantes –em 997 cidades brasileiras– com tranquilidade, segundo avaliação do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Reynaldo Fernandes. De acordo com a assessoria de imprensa do Inep, houve apenas registros de casos isolados que não comprometeram o objetivo do exame.

Segundo a assessoria, o episódio mais frequente foi o impedimento de acesso à sala de aplicação aos participantes que chegaram após o horário de fechamento do portão de acesso. Também foram impedidos de fazer a prova os estudantes que não levaram documento oficial de identificação.

Em uma escola de Brasília, houve registro de arruaça por parte de estudantes que deixaram a sala antes do tempo mínimo previsto e tentaram impedir os demais de fazerem a prova, fazendo barulho com megafones. No entanto, o índice de participação nessa escola, segundo a assessoria, foi dentro do esperado.

De acordo com a assessoria, em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Petrolina (PE) houve casos de endereços errados. Segundo o presidente do Inep, estes estudantes não terão nenhum prejuízo e receberão atestados de dispensa. Cerca de 1.200 estudantes não inscritos por suas instituições impetraram mandado de segurança para garantir seu direito de fazer a prova. O Inep acatou e orientou a empresa contratada para aplicação do Enade para assegurar a participação de todos.

O Enade foi aplicado a estudantes ingressantes e concluintes das áreas de administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências Contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo e ainda dos cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

Dentro dessas áreas, foram avaliados estudantes de 7.080 cursos, de 1.807 diferentes instituições. As provas e os gabaritos preliminares do Enade estão disponíveis no portal do Inep. Os gabaritos são preliminares e estão sujeitos a alteração caso haja recurso considerado procedente pelas comissões que elaboraram as provas. As provas do Enade são elaboradas por professores universitários de instituições públicas e privadas, que seguem as diretrizes traçadas pelo Inep.

Provas

No último dia 5, a PF (Polícia Federal) descartou que as provas do Enade tenham sido violadas em Campina Grande (PB). No dia anterior, um professor de direito de uma universidade particular da cidade disse ter recebido uma denúncia anônima sobre o vazamento do conteúdo.
De acordo com a PF, a caixa foi aberta por um funcionário do Fisco Estadual durante uma blitz na agência dos Correios. No entanto, as provas estavam em sacos pretos lacrados, e a caixa foi fechada assim que identificado o conteúdo, que levava o nome da organizadora do exame.

No dia 20 de outubro, agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) disseram ter encontrado 52 caixas com provas sem lacre de segurança do Enade em Três Rios, na região sul fluminense. O MEC negou a violação e disse que os dois homens que faziam o transporte das provas eram funcionários contratados pelo consórcio Consulplan (empresa responsável pela aplicação do Enade).

Clique aqui para ver as provas e os gabaritos

fonte: folha online


Tags: , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários



Últimos Comentários