Simulado para o Enem 2009 é liberado pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação que aplica o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgou nesta quarta-feira (29) um simulado da prova que acontece nos dias 3 e 4 de outubro. Em vez das 180 questões, o simulado traz somente 40 questões nas quatro áreas de avaliação: ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática.

simulado-enem-2009

Os gabaritos acompanham os arquivos das provas. Mesmo assim, o estudante não vai conseguir saber que nota tiraria no exame por conta do número menor de questões e do método de correção utilizado pelo Inep, chamado “Teoria de Resposta ao Item” (TRI). Ele vai levar em conta o padrão de respostas do candidato e não apenas o número de acertos.

Cada questão terá um certo grau de dificuldade e o computador vai conseguir saber, de acordo com esse padrão, o quão preparado para dar aquela resposta o candidato estava e se houve um “chute.” O foco será no item, como é chamada cada questão, e não no total de acertos. A teoria é o conjunto de modelos que relacionam uma ou mais habilidades com a probabilidade de a pessoa acertar a resposta.

Assim, o estudante pode até acertar mais questões do que outro, mas poderá ter uma nota menor se tiver acertado questões consideradas mais fáceis. A prova que será aplicada em outubro terá 180 questões, divididas em quatro testes de 45 itens de múltipla escolha. No dia 3, serão aplicados os exames de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No dia seguinte, matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação.

O resultado final será divulgado nos dias 4 de dezembro (provas objetivas) e 8 de janeiro (redação).

Apesar do sistema de correção, o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, recomenda que os alunos não deixem nenhuma questão sem resposta. “Uma questão em branco no meio da prova tem o mesmo peso do erro”, disse nesta quarta (29). Segundo ele, o computador vai ler como “errada” qualquer uma deixada sem resposta e, escolhendo um item, o candidato ainda tem chances de acertar. No entanto, respostas erradas não descontarão pontos.

O presidente do órgão não descartou ainda a possibilidade de publicar novos simulados para este exame e para os próximos.

Inscritos

Mais de 4,5 milhões de pessoas se inscreveram no exame. Das 55 universidades federais, 46 instituições adotarão o Enem, 7 ainda não se decidiram e 2 definiram que não levarão em conta o resultado do exame em seu vestibular.

São quatro as possibilidades de a universidade utilizar a nota do Enem: como fase única; como primeira fase; como fase única para as vagas remanescentes, após o vestibular; ou combinado ao atual vestibular da instituição.

Neste último caso, a universidade definirá o percentual da nota do Enem a ser utilizado para a construção de uma média junto com a nota da prova do vestibular. Cada instituição de ensino superior divulgará em seus editais em qual formato participará e se haverá diferenças entre os cursos.

Além de ser usado nos vestibulares, o novo Enem vai servir também para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo.

Faça aqui o download do simulado
Ciências da natureza
Ciências Humanas – Simulado Enem 2009
Linguagens
Matemática

fonte: g1


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários



Últimos Comentários