Hackers ameaçam invadir a rede elétrica dos EUA

A secretária de Segurança Nacional de EUA, Janet Napolitano, disse hoje que a rede elétrica do país enfrenta um crescente risco de ataques cibernéticos, mas evitou confirmar a versão de que teria ocorrido alguma invasão ao sistema.

rede-eletrica

No mundo atual, “diante do crescente mundo do ciberespaço, aumentam estes riscos”, disse Napolitano em declarações aos jornalistas.

Entretanto, ela evitou comentar uma matéria publicada hoje pelo jornal “Wall Street Journal” afirmando que hackers já invadiram o sistema elétrico americano.

Napolitano afirmou que a distribuição de energia nunca foi interrompida devido a ataques desse tipo e que, atualmente, as autoridades federais trabalham com as companhias elétricas para proteger as redes de computação do sistema de ataques cibernéticos.

Sem fornecer detalhes, ela reconheceu que o problema de vulnerabilidade “é algo de que o Departamento de Segurança Nacional e o setor energético souberam durante anos”.

No passado, os Estados Unidos acusaram China, Rússia e outros países de planejar ataques com hackeres para descobrir informações secretas do Governo sobre assuntos relacionados com comércio internacional e operações militares.

O “The Wall Street Journal” afirmou hoje que hackers, a partir da China, da Rússia e outros países penetraram na rede elétrica dos Estados Unidos e deixaram nela programas de software que poderiam ser utilizadas para interromper o sistema.

Embora ponderasse que os invasores não pretendiam “danificar a rede de abastecimento ou outros aspectos-chave da infraestrutura”, a matéria do jornal alertava que eles ou outros poderiam fazê-lo durante uma crise ou uma guerra.

O deputado democrata Bennie Thompson, que preside o Comitê de Segurança Nacional da Câmara de Representantes, disse que apresentará um projeto de lei para responder às vulnerabilidades do sistema elétrico do país.

Fonte: G1


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários