Índios fazem protesto e mantem antropológo e outras duas pessoas como reféns

Até o início da tarde deste domingo, 22, índios caingangues da Reserva Barão de Antonina, em São Jerônimo da Serra, no norte do Paraná, continuavam mantendo como reféns o antropólogo da Companhia Paranaense de Energia (Copel) Alexandre Húngaro da Silva e dois funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviço para a estatal.

indios-protesto

Os índios mantêm os três homens em cativeiro como forma de garantir o prosseguimento das negociações com a estatal para o pagamento de indenização pelo uso de terras da reserva, onde estão instaladas 14 torres de transmissão de energia. Ninguém está conseguindo entrar ou sair da aldeia sem autorização do cacique.

O representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Londrina, Marcos César da Silva, disse que esteve na reserva na tarde de ontem, 21, e que, apesar do clima tenso na aldeia, os reféns estão bem. Segundo ele, a administração da Funai em Londrina está tentando, por telefone, negociar a libertação dos reféns.

José Almir Torres Quintanilha, 28 anos, e seu irmão, Valmiron Torres Quintanilha, 30 anos, foram feito reféns na última quinta-feira, 19, quando faziam o trabalho de inspeção de rotina na aldeia. O antropólogo foi ao local no dia seguinte tentar uma negociação e também foi dominado pelos índios.

As mulheres de José e Valmiron, Lúcia e Josilene Torres, informaram à Agência Brasil que o último contato com eles foi na noite de ontem, 21. “Os dois disseram que estão sendo bem tratados . Estão em uma sala com colchões e cobertas. Os índios têm permitido que a Copel envie a alimentação. Mas estamos preocupadas, porque os índios já avisaram a eles que se polícia invadir a reserva a situação vai se complicar”, contou Josilene.

Elas disseram que os maridos estão na expectativa de serem libertados apenas na próxima quarta-feira, 25, após reunião entre representantes da aldeia com Ministério Público Federal (MPF), Funai e Copel para discutir os valores da indenização.

O impasse teria começado porque essa reunião, anteriormente agendada para o último dia 18, foi cancelada. Os índios não foram informados sobre isso e compareceram ao local marcado. Segundo a assessoria de imprensa da Copel, em Londrina, manter os reféns é uma forma de garantir as negociações.

A assessoria informou que o pagamento pelo uso da reserva, no valor de R$ 25 mil, é feito todos os meses e não está atrasado. O que está sendo discutindo agora é uma indenização por danos culturais e ambientais da área. A Copel ofereceu uma cota de R$ 1 milhão, mas os índios querem um valor maior.

Fonte: A Tarde


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários