Show do Oasis no Brasil, grupo inglês anuncia turnê

O grupo inglês Oasis anunciou nesta quarta-feira que fará uma turnê por quatro cidades brasileiras em maio. Os shows serão no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Esta é a primeira apresentação da banda desde março de 2006 quando se apresentaram em São Paulo. O anúncio da banda destaca a apresentação “no lendário festival Rock in Rio em 2001 quando tocaram para mais de 200 mil fãs.”

oasis1

A turnê começa dia sete de maio no Rio de Janeiro (Citibank Hall), São Paulo dia nove (Arena Anhembi), Curitiba no dia 10 (Pedreira Paulo Leminski) e Porto Alegre dia 12 (Gigantinho) É a primeira vez que a banda toca no Paraná e no Rio Grande do Sul. O Oasis está realizando a turnê mundial do CD “Dig out your soul,” que a crítica considerou uma volta aos melhores dias da banda.

Originária de Manchester, na Inglaterra, o Oasis nasceu da colisão entre os irmãos Liam e Noel Gallagher. No início dos anos 90, Liam cantava na banda The Rain, ao lado de Paul “Bonehead” Arthurs (guitarra), Tony McCarroll (bateria) e Paul McGuigan (baixo). Depois de assistir a um show deles, Noel aceitou entrar no time, desde que fosse o dono da bola e principal compositor do grupo. Mudaram o nome para Oasis, ralaram no amplo circuito de festivais do Reino Unido e em 1994 lançaram o primeiro álbum, “Definitely maybe”, em que Noel deixava claro seu amor pelo rock britânico, em especial os Beatles. Os sucessos do disco anunciavam que eles “viveriam para sempre” (“Live forever”) e seriam astros do rock ligados à classe trabalhadora (“Rock’n’roll star”).

Acabaram liderando o fenômeno do Britpop, alternativa britânica ao grunge americano do Nirvana e Alice in Chains que dominava as paradas no início da década. Tinham como rivais o grupo Blur, de Damon Albarn, com quem os irmãos Gallagher trocaram farpas e mais farpas via imprensa durante um bom tempo. O auge da briga aconteceu na época do segundo álbum, “(What’s the story) Morning glory”, que vendeu 20 milhões de cópias apenas no ano do lançamento, em 1995. Enquanto músicas como “Wonderwall” tocavam no mundo todo, os irmãos intensificavam as brigas entre si, o que gerou boatos de uma separação ainda em 1996.

Em 1998, durante a turnê do terceiro disco, “Be here now”, apresentaram-se no Brasil pela primeira vez. Quando voltaram, em 2001, para o Rock in Rio 3, Bonehead e McGuigan já não estavam mais na banda – o primeiro teria sido expulso por Noel por seus problemas com drogas. O Oasis viveu um período de entressafra, com discos de pouca repercussão, até o lançamento do inspirado “Dig out your soul”, em 2008, elogiado como seu melhor álbum desde “Morning glory”.

Do Oasis original restam apenas Liam e Noel. Os dois estão em turnê mundial com Gem Archer (guitarra) e Andy Bell (baixo), na banda desde 2000, e o baterista Chris Sharrock. Seus shows já cobriram Europa e Estados Unidos; este mês, eles irão ao Japão, Coréia do Sul, Cingapura e Hong Kong, mas tiveram duas apresentações na China vetadas depois que o governo chinês descobriu a participação dos irmãos Gallagher num protesto pró-Tibete em 2000. Antes de chegar ao Brasil, eles passarão ainda pela África do Sul e Peru.

Fonte: O Globo


Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários