Dalai-lama acusa China de matar centenas de milhares de tibetanos

O dalai-lama acusou nesta terça-feira a China de ter transformado o Tibete em um “inferno” e de ter matado “centenas de milhares de tibetanos”, por ocasião do 50º de aniversário do levante que obrigou o líder espiritual a exilar-se na Índia e Pequim a reforçar a segurança.

dalai-lama

Do exílio em Dharamsala, norte da Índia, o dalai-lama voltou a reiterar a reivindicação de uma “autonomia significativa” para seu país natal.

“Estes últimos 50 anos têm sido de sofrimento e destruições para o território e o povo do Tibete”, afirmou o Prêmio Nobel da Paz de 1989 em um discurso pronunciado em um templo do Himalaia indiano.

“Uma vez ocupado o Tibete, o governo comunista chinês passou a realizar ali toda uma série de campanhas de violências e repressão (…) Os tibetanos têm vivido literalmente um inferno na Terra”, acusou o líder do budismo tibetano.

“Consequência imediata destas campanhas: a morte de centenas de milhares de tibetanos”, falou.

Pequim reagiu e acusou o dalai-lama de “propagar rumores”, ao mesmo tempo que afirmou não querer responder às “mentiras” do líder espiritual tibetano.

“A camarilha do dalai-lama não distingue o verdadeiro do falso. Propaga rumores”, declarou o porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Ma Zhaoxu.

“As reformas democráticas no Tibete são as mais amplas e as mais profundas de sua história”, completou.

Fonte:uol


Tags: , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários