Espelhos das redações do Enem só serão divulgados em abril

Espelhos das redações do Enem só serão divulgados em abril

Espelhos das redações do Enem só serão divulgados em abril

Já os treineiros da edição do Enem 2016 terão a nota da prova divulgada na madrugada da segunda-feira, conforme anunciou Inep esta semana


Para os ansiosos pelas correções das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, a espera já tem data para acabar. Os espelhos dos mais de 6 milhões de candidatos que fizeram a prova serão divulgados até o dia 10 de abril, conforme informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (17).
Apesar de já terem acesso a nota da redação desde o dia 18 de janeiro, o espelho será disponibilizado para fins pedagógicos, com mais detalhes da correção. Sendo assim, os candidatos terão acesso à correção do texto que produziram para a redação do Enem , e saberão quanto tiraram em cada uma das competências avaliadas. As provas recebem uma nota de 0 a 1.000. Vale lembrar que, pelas regras do exame, não cabem recursos para uma nova avaliação.
Os temas da redação do Ene m no ano passado foram “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” – para quem fez o exame nos dias 5 e 6 de novembro -, e “Caminhos para combater o racismo no Brasil” – para quem fez a prova nos dias 3 e 4 de dezembro. Em 2016, devido à ocupação de escolas e universidades por grupos contrários a mudanças educacionais no Brasil, o Enem foi adiado para alguns participantes.
Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), apenas 77 pessoas tiveram nota 1.000. Na outra ponta, 291.806 candidatos tiraram nota 0 ou tiveram a redação anulada no ano passado.
Sistema de correção tem cinco competências a serem avaliadas
As redações são analisadas por dois corretores independentes, que atribuem nota de 0 a 200 pontos para cada uma das cinco competências que estruturam o exame. A nota total de cada corretor é a soma das cinco habilidades avaliadas. Entre outros pontos, o domínio da escrita formal, elaboração da proposta em respeito aos direitos humanos, elaboração de proposta de intervenção para o problema abordado e defesa do ponto de vista são quesitos importantes a serem considerados.
Caso haja uma divergência entre as notas dos corretores em mais de 100 pontos na nota total, ou uma diferença de mais de 80 pontos em qualquer uma das competências, é feita mais uma correção, a terceira. Se essa diferença persistir, o texto é encaminhado a uma banca especial, formada por três novos membros, que atribuirá a nota final. Se não houver discrepância, a nota final do participante é a média das notas dos corretores.
Leia também: Ministério da Educação vai acabar com divulgação de ranking do Enem por escola
Treineiros deverão receber notas na madrugada da segunda-feira
Os 1.344.060 candidatos que ainda não concluíram o ensino médio, mas fizeram a prova do Enem terão acesso às notas à meia-noite de segunda-feira (20). Para saber quanto tiraram nas provas os estudantes terão que acessar a Página do Participante.
A pontuação dos treineiros do Enem, que representa 16% do total dos candidatos, têm o resultado divulgada depois para que não possam participar dos processos seletivos para vagas no ensino superior público, como Sistema de Seleção Unificada, e bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos, que são voltadas para quem já concluiu o ensino médio.
Fonte: Último Segundo/Educação/Com informações da Agência Brasil


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários