Resultado do Enem 2016 deve ser divulgado na segunda quinzena de janeiro

Resultado do Enem 2016 deve ser divulgado na segunda quinzena de janeiro

Resultado do Enem 2016 deve ser divulgado na segunda quinzena de janeiro

Notas serão publicadas na página do Inep na internet; neste ano, pouco mais de 6 milhões de pessoas fizeram a prova, que foi aplicada em três etapas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deverá divulgar na segunda quinzena de janeiro os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Pouco mais de 6 milhões de pessoas fizeram a prova neste ano, de acordo com a autarquia, que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

A estimativa do Inep é de que os resultados sejam informados no dia 19 de janeiro por meio da página da autarquia na internet. Neste ano, as notas do Enem 2015 foram liberadas para consulta no dia 8 de janeiro. Na ocasião, os participantes tiveram dificuldade para acessar o sistema em razão do alto número de acessos.

Neste ano, a aplicação do exame foi feita em três etapas. A primeira foi nos dias 5 e 6 de novembro, que contou com a participação de 5.848.619 pessoas. As ocupações em centenas de locais de prova no Brasil, motivadas por protestos contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita o crescimento dos gastos públicos e contra as reformas no ensino médio, demandaram o adiamento do teste para pouco mais de 270 mil candidatos.
A segunda aplicação, para quem teve a prova adiada no início de novembro, foi feita nos dias 3 e 4 de dezembro. Considerando os dois fins de semana, 6.005.607 pessoas participaram do exame neste ano. O índice de abstenção ficou em 30,4%, já que 8.627.195 haviam sido confirmadas.
Presos
Nos dias 13 e 14 de dezembro, foi feita a terceira aplicação do exame, destinada a presos e jovens que cumprem medida socioeducativa com privação de liberdade. Pouco mais de 54 mil pessoas nessas condições fizeram a prova em todo o País, em 1.290 penitenciárias e unidades socioeducativas.
De acordo com o Inep, o principal objetivo dos participantes é a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio. Entretanto, os resultados individuais também podem ser utilizados como mecanismo de acesso ao ensino superior, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou a ferramentas de financiamento estudantil (Fies), bem como bolsas de estudo por meio do ProUni.

A previsão é de que o resultado do Enem para pessoas privadas de liberdade seja divulgado no mesmo dia que o da prova regular, na segunda quinzena de janeiro.

Fonte: Último Segundo/Educação/Ig. São Paulo


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários