Donald Trump contraria China e fala com presidente de Taiwan

Donald Trump contraria China e fala com presidente de Taiwan

Donald Trump contraria China e fala com presidente de Taiwan

Gesto quebrou tabu na diplomacia; contato era evitado para não desagradar governo chinês, que tem divergências com Taiwan em questões de soberania


Na última sexta-feira (2), Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, falou por telefone com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, quebrando um tabu na diplomacia internacional. O governo norte-americano vinha evitando este gesto desde 1979, com a intenção de não desagradar o governo chinês, pois os países têm uma divergência em questões de soberania. A China considera Taiwan uma província chinesa, enquanto Taiwan se declara um estado autônomo.

A ligação de Trump dá prosseguimento a uma série de providências que indicam mudanças no padrão diplomático dos Estados Unidos. Uma declaração do gabinete da presidente taiwanesa sobre o conteúdo do telefonema afirma que a chamada durou mais de 10 minutos e incluiu discussões sobre desenvolvimento econômico e segurança e sobre “o fortalecimento das relações bilaterais”. Tsai também desejou sucesso ao novo presidente norte-americano.
A aproximação dos Estados Unidos com Taiwan chega em um momento de tensão das relações da China com o governo taiwanês. No início deste ano, Taiwan elegeu pela primeira vez uma mulher para presidente. Uma das primeiras medidas adotadas por Tsai Ing-wen foi anunciar que se recusaria a aceitar a noção de uma China unificada sobre o comando do governo de Pequim. A eleição de Tsai Ing-wen irritou tanto o governo chinês, que este chegou a suspender toda a comunicação com o governo taiwanês.
Histórico de Taiwan
O estado taiwanês moderno foi fundado pelo general chinês anti-comunista Chiang Kai-shek, em 1949. Nos termos formais, se auto-proclama República da China. Desde que Taiwan foi fundada, houve diversas ocasiões em que as duas nações estiveram muito próximas de um conflito.

Não está claro se a conversa do presidente norte-americano com Tsai representa uma mudança de política em relação à China. No entanto, especialistas acreditam que o telefonema ameaça inflamar as relações dos Estados Unidos com Pequim, que têm sido conflituosas nos últimos anos, devido às políticas chinesas em relação ao Mar da China Meridional.
Os Estados Unidos adotaram uma política de “uma só China”, ou seja, sem Taiwan como estado estado autônomo e sim integrado à República Popular da China, após visita de Richard Nixon ao país em 1972. A China tornou-se um aliado americano, de fato, durante Guerra Fria com a União Soviética. Agora, é um importante parceiro comercial.

O comércio com a China tornou-se uma questão importante na campanha presidencial de 2016, tendo Donald Trump ameaçado repetidamente aplicar uma tarifa maior sobre produtos chineses para proteger a produção americana.
Fonte: Último Segundo/Mundo/Ig. São Paulo


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários