Cinzas de Fidel se unem às de Che Guevara durante peregrinação por Cuba

Cinzas de Fidel se unem às de Che Guevara durante peregrinação por Cuba

Cinzas de Fidel se unem às de Che Guevara durante peregrinação por Cuba

Após uma noite na cidade de Santa Clara, restos mortais do ex-presidente cubano Fidel Castro seguem em caravana à cidade de Santiago de Cuba

Os restos mortais do líder cubano Fidel Castro chegaram, nesta quinta-feira (1ª), a Santa Clara, no centro de Cuba, onde ficarão durante uma noite junto às de seu companheiro revolucionário Ernesto “Che” Guevara.

As cinzas de Fidel, que morreu no último sábado (26) aos 90 anos, partiram de Havana na quarta-feira (30) para um percurso de quatro dias pela ilha que terminará na cidade colonial de Santiago de Cuba, no sul do país.
Uma vez finalizado o trajeto de quase mil quilômetros, os restos de Fidel repousarão no cemitério Santa Ifigenia, perto da tumba de um de seus grandes inspiradores: o herói da independência cubana, José Martí.
O caminho da peregrinação das cinzas é exatamente o contrário ao feito durante a revolução cubana. A primeira rota, iniciada pelo exército rebelde em 2 de janeiro de 1959, e a mais recente, desde o dia 30, coincidem na emoção da multidão que as acompanha.
Homenagens
“Este é um lugar sagrado nosso porque aqui repousa o Che, e agora Fidel vai passar a noite junto a seu companheiro de luta”, disse Pedro Pineda, funcionário de uma processadora de carne de Santa Clara, 280 quilômetros ao leste de Havana, onde um memorial com uma estátua homenageia o guerrilheiro cubano-argentino que se converteu em um ícone da revolução. As informações são da agência Reuters.
Vários jovens fizeram um espetáculo musical no qual foram interpretadas canções do compositor cubano Silvio Rodríguez, enquanto um telão gigante mostrava imagens de momentos distintos de Fidel com seu uniforme verde oliva.
“Eu sou Fidel!”, gritavam os cubanos ao longo do caminho para se despedirem de seu Comandante, cujas cinzas iam em uma urna negra coberta com a bandeira cubana e cercada de flores brancas sobre uma caminhoneta militar, parte do cortejo fúnebre que continuará a jornada rumo à província de Sancti Spíritus nesta quinta-feira.
Desde sua morte, Fidel recebeu homenagens emocionadas em Cuba e em vários países da região, enquanto aqueles que o consideravam um ditador comemoraram sua partida, sobretudo na cidade norte-americana de Miami, cerca de 150 quilômetros ao norte.
Fonte: Último Segundo/Mundo/EBA Agência Brasil


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários