Presidente do Inep diz se preocupar com “brincadeiras maldosas” no Enem

Presidente do Inep diz se preocupar com “brincadeiras maldosas” no Enem

Presidente do Inep diz se preocupar com “brincadeiras maldosas” no Enem

Apesar de garantir a segurança durante a prova, Maria Inês Fini faz alerta para que não haja “nenhum contratempo”; exame será em 5 e 6 de novembro

A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Maria Inês Fini, garantiu nesta quinta-feira (27) que todas as ações já foram tomadas para garantir a segurança durante a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entretanto, a representante do órgão, que é vinculado ao Ministério da Educação, faz um alerta em relação à possibilidade de “brincadeiras maldosas” sejam feitas para atrapalhar a prova, que será aplicada nos dias 5 e 6 de novembro.

“A minha preocupação é de que não haja nenhum contratempo, nenhuma brincadeira maldosa, nenhum desrespeito com a nossa juventude. Enfim, para que todos nós possamos ajudar os nossos jovens a mostrarem o que sabem e concorrer com os benefícios que o Enem traz”, comentou Maria Inês. Apesar do alerta, ela assegura que “um grande número de providências foram tomadas” para que o exame seja realizado com tranquilidade.
Em entrevista concedida para o canal de televisão estatal “NBR”, do governo federal, a presidente do Inep informou que o órgão contará com o apoio de diversas instituições para garantir a segurança das provas, entre elas o Exército, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e as polícias Civil e Militar dos Estados.

Maria Inês ressaltou ainda que o órgão possui mecanismos para impedir a divulgação antecipada das questões do exame. “O edifício-sede do Inep conta com salas sigilosas, extremamente seguras, com acesso muito controlado. As provas quando saem daqui vão para uma gráfica de segurança máxima. Lá, elas são absolutamente organizadas e manipuladas para que não haja nenhuma possibilidade de vazamento.”
Locais de prova
O MEC informou que, uma semana após a liberação dos cartões de confirmação do Enem 2016, 60,76% dos inscritos já verificaram os locais de prova. Isso quer dizer que pouco mais de 5,2 milhões de pessoas acessaram o documento até a tarde desta quinta-feira.
A consulta pode ser feita pelo site do Inep (http://enem.inep.gov.br) ou pelo telefone 0800-616161. Os participantes também podem baixar o aplicativo oficial do Enem, disponível para as plataformas Android, iOS e Windows Phone. Para entrar no sistema, é preciso informar o CPF e a senha.
Ocupações
Apesar de garantir a segurança durante a aplicação do Enem, a presidente do Inep não comentou sobre as mais de mil escolas que estão ocupadas em todo o País em protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita o crescimento dos gastos do governo pelos próximos 20 anos, e contra a reformulação do ensino médio anunciada em setembro pelo governo Michel Temer.
No último dia 19, o ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que o Enem será cancelado nas escolas que permanecerem ocupadas após o dia 31. Ainda não foi definido o que será feito com os participantes que fariam prova nesses locais, o que deixou os alunos em alerta.
Fonte: Último Segundo/Educação/Ig. São paulo


Tags: , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários