PF mira crimes envolvendo a Saúde e o BNDES em nova fase da Operação Acrônimo

PF mira crimes envolvendo a Saúde e o BNDES em nova fase da Operação Acrônimo

PF mira crimes envolvendo a Saúde e o BNDES em nova fase da Operação Acrônimo

Agentes da Polícia Federal cumprem 20 mandados em SP, Rio, Minas e no DF; fraudes no Ministério da Saúde e pagamento de propina no BNDES são alvos

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (15) a 8ª fase da Operação Acrônimo. O objetivo é recolher elementos que possam ajudar a esclarecer a atuação de uma organização criminosa especializada na obtenção de benefícios junto ao governo federal por meio de pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.
De acordo com a corporação, estão sendo cumpridos 20 mandados judiciais determinados pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal no âmbito da Operação Acrônimo, sendo 11 conduções coercitivas e nove mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, além do Distrito Federal.
Ainda segundo a PF, a operação está focada em dois inquéritos policiais que apuram eventos distintos da investigação. Um deles refere-se à cooptação e pagamento de vantagens indevidas para fraudar licitações no Ministério da Saúde, beneficiando gráfica de propriedade de um dos investigados.
O outro evento apurado é a interposição de empresa na negociação e no pagamento de vantagens indevidas a agente público para obtenção de financiamentos de projetos no exterior (República Dominicana, Angola, Cuba, Panamá, Gana e México) pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), “no interesse de uma grande empreiteira do Brasil”.
A corporação também esclareceu que as ações desta quinta-feira são um desdobramento da investigação que tramita no Superior Tribunal de Justiça. O magistrado relator do caso, ministro Herman Benjamin, determinou o encaminhamento de parte da apuração à Justiça Federal de primeira instância, por não envolver investigados com prerrogativa de foro naquela Corte.
A operação
As investigações da Operação Acrônimo começaram em outubro de 2014, quando agentes federais apreenderam R$ 113 mil em uma aeronave que chegava ao Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. Na época, a PF informou que tinha como foco o combate a uma organização criminosa investigada por lavagem de dinheiro e desvios de recursos públicos.
Entre os presos naquele que foi o embrião da Operação Acrônimo estava Benedito de Oliveira Neto, conhecido como Bené, dono da Gráfica Brasil. Naquele ano, Bené atuou na campanha do então candidato e atual governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT).
Fonte: Último Segundo/Política/EBC Agência Brasil


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários