FBI alerta para aumento de ataques nos EUA e Europa com enfraquecimento do EI

FBI alerta para aumento de ataques nos EUA e Europa com enfraquecimento do EI

FBI alerta para aumento de ataques nos EUA e Europa com enfraquecimento do EI

Polícia federal norte-americana ressalta que perda de território por parte do grupo terrorista Islâmico pode resultar em “diáspora inédita” de extremistas

O diretor do FBI, James Comey, afirmou nesta sexta-feira (29) que o enfraquecimento do grupo jihadista Estado Islâmico deve levar a um aumento no número de ataques terroristas nos Estados Unidos e na Europa.
Em certo ponto, haverá uma diáspora de jihadistas da Síria como jamais vimos até agora”, declarou o chefe da agência federal norte-americana durante uma conferência sobre cibersegurança. “Nem todos os terroristas do EI morrerão no campo de batalha.”

O Estado Islâmico vem perdendo nos últimos meses diversos territórios que estavam sob seu controle, como a cidade histórica de Palmira, na Síria, e Fallujah, no Iraque. Além disso, bombardeios da coalizão liderada pelos EUA e da Rússia, em aliança com o regime sírio de Bashar al Assad, destruíram refinarias de petróleo que serviam para financiar o grupo.
Mas o enfraquecimento levanta temores sobre uma eventual escalada do terrorismo no Ocidente, seja em ações planejadas pelo próprio EI, como os atentados de Paris e Bruxelas, seja pela atuação dos chamados “lobos solitários”, como teriam sido os ataques de Nice, Orlando e Ansbach.

O grupo terrorista também tem se mostrado extremamente competente no uso da internet para disseminar sua ideologia, influenciando pessoas que nunca chegaram perto da Síria ou do Iraque.

Onda de terror

A Europa passa por uma onda de atentados. A França tem sido um dos países mais castigados. Em janeiro de 2015, quatro homens fortemente amardos mataram 12 jornalistas do jornal satírico Francês Charlie Hebdo.

Em novembro daquele ano, ataques coordenados em uma casa de shows e um restaurante turístico na capital parisiense deixaram128 mortos. No dia 14 de julho, celebração do dia da Queda da Bastilha, um homem atropelou diversas pessoas com um caminhão em Nice, deixando 84 mortos e mais de 200 feridos.

Na última terça-feira (26), terroristas ligados ao Estado Islâmico invadiram uma igreja e degolaram um padre na cidade de Saint-Etienne-du-Rouvray, a cerca de duas horas de Paris.

Apesar da escalada de ataques nos EUA e na Europa, a proximidade com a Olimpíada do Rio mobiliza autoridades nacionais e internacionais para evitar um eventual atentado do grupo jihadista no país. Na última sexta-feira (22), a Operação Hashtag da PF prendeu um grupo suspeito de planejar ataques durante o evento.

Fonte: Último Segundo/Mundo/Com informações da agência Ansa


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários