China finaliza maior radiotelescópio do mundo

China finaliza maior radiotelescópio do mundo

China finaliza maior radiotelescópio do mundo

Com 500 metros de diâmetro, instrumento de R$ 583 milhões deverá explorar o espaço em busca de vida extraterrestre


O maior radiotelescópio do mundo está prestes a entrar em funcionamento.

A China colocou a peça final do aparelho no último domingo e, em setembro, ele começará a funcionar, segundo a agência estatal de notícias Xinhua.

O telescópio tem o tamanho de 30 campos de futebol (500 metros de diâmetro), é considerado o maior do mundo e sua construção custou US$ 180 milhões.

Com ele, a China espera conseguir explorar o espaço em busca de vida extraterrestre
O subdiretor nacional de Observação Astronômica da Academia Chinesa de Ciências, Zheng Ziaonian, anunciou que, a partir de agora, os cientistas começam o processo de testes para detectar e corrigir problemas no telescópio.

O Telescópio de Abertura Esférica de 500 metros (ou Fast, na sigla em inglês) fica na Província de Guizhou, sudoeste da China, uma área favorável para a atividade de pesquisa astronômica pois o relevo dos arredores do radiotelescópio o protege naturalmente de perturbações eletromagnéticas.
Hidrogênio
O Fast será usado para tentar descobrir a existência de hidrogênio neutro em galáxias distantes e também pulsares distantes (“bolas” de nêutrons muito magnetizadas).

Além disso, o radiotelescópio também aumenta a possibilidade de detectar ondas gravitacionais de baixa frequência.

O Fast vai tomar o lugar do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, que mede 300 metros diâmetro, como o maior telescópio do mundo.

Sua construção ocorreu em tempo recorde: apenas cinco anos.
E, apesar de as autoridades chinesas afirmarem que seu programa espacial tem fins pacíficos, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos afirmou que o objetivo real da China é “evitar que seus adversários usem dispositivos espaciais em uma crise”.

O programa espacial do país se transformou em uma das prioridades do governo chinês. Em 2018 o país deve lançar um “módulo central” para sua primeira estação espacial.

Fonte: Último Segundo/Ciências/BBC BRASIL


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

Trackbacks

N�o existem trackbacks



Últimos Comentários