O país que bloqueia a internet para evitar que os estudantes colem nas provas

O país que bloqueia a internet para evitar que os estudantes colem nas provas

O país que bloqueia a internet para evitar que os estudantes colem nas provas

Segundo correspondente, bloqueio de internet no horário de provas foi adotado pelo governo há cerca de três anos

São muitas as estratégias de professores e escolas na tentativa de impedir que alunos colem ou trapassem nas provas. Mas uma tática adotada pelo Iraque tem causado polêmica.

Ali, a internet foi bloqueada no último sábado, domingo e segunda-feira por três horas, das 5h às 8h, horário em que os jovens de 12 e 13 anos da sexta série do ensino fundamental teriam de fazer uma prova para passar ao ensino médio.

De acordo com informações da DYN Research, empresa que monitora a internet no mundo todo, o Iraque bloqueou por três horas o acesso à rede nesses dias – e o objetivo disso seria impedir que os alunos pudessem colar ou ter acesso à prova com antecedência.

“Essa prática tem sido adotada no Iraque nos últimos dois ou três anos”, disse o correspondente em Bagdá do serviço árabe da BBC, Ahmed Maher.

“O problema é que os exames são impressos nesta hora e enviados às escolas. Nos anos passados, alguns empregados tiraram fotos das provas e as colocaram na internet na primeira hora do dia do exame”, explicou.
Os estudantes não usam computadores para fazer o exame, nem há wi-fi nas escolas estatais. Mas o acesso prévio às fotos da prova permitia aos alunos colar no exame.

Polêmica

De acordo com o correspondente da BBC, a medida, que foi tomada como precaução, é “bem vista por muitas famílias”.

No entanto, alguns grupos de direitos humanos manifestaram preocupação.

“Devido à situação de segurança no Iraque, é uma medida extrema”, disse à revista The Atlantic Deji Olukotun, porta-voz da ONG Access Now, que milita pelos direitos individuais na internet. “Vemos isso como uma atitude realmente desproporcional.”

Assim como no ano passado, a organização emitiu uma nota pedindo ao governo que busque “métodos alternativos para administrar a questão dos exames, de forma a não prejudicar o direito de todos os iraquianos de procurar, receber e distribuir informação.”

“Acreditamos que a decisão de bloquear a internet, seja por razões de segurança ou pelos exames dos alunos, impacta negativamente nos direitos humanos da região.”

A BBC procurou um porta-voz do Ministério da Educação, que confirmou que o bloqueio da internet foi realmente adotado, mas se recusou a comentar os motivos.

Fonte: Último Segundo/Tecnologia/BBC Brasil


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários