Comissão votará relatório do impeachment em 6 de maio; veja as datas

Comissão votará relatório do impeachment em 6 de maio; veja as datas

Comissão votará relatório do impeachment em 6 de maio; veja as datas

Cronograma de trabalhos do colegiado foi aprovado nesta terça; acusação e defesa de Dilma depõem ainda nesta semana

A comissão que irá analisar o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff no Senado aprovou nesta terça-feira (26) o calendário apresentado pelo relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) – também eleito nesta terça-feira.

A apresentação do relatório ficou marcada para o dia 4 de maio. No dia seguinte, haverá discussão sobre o texto e a votação ocorrerá em 6 de maio.

Aliado próximo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), Antonio Anastasia não esconde seu posicionamento favorável ao impeachment de Dilma. Caso seu relatório seja aprovado na comissão (cuja composição é amplamente pró-impeachment), o texto irá para o plenário do Senado, onde a aprovação por maioria simples resultaria no afastamento de Dilma pelo período de 180 dias.

Os senadores já agendaram uma nova reunião do colegiado para a manhã desta quarta-feira (27), quando serão votados requerimentos.

Para a quinta-feira (28), está previsto o depoimento da acusação contra a presidente, que deverá ser feita novamente pelos juristas Miguel Reale Jr., Hélio Bicudo e Janaína Conceição Paschoal, os três autores do pedido de impeachment.

A defesa de Dilma, que será mais uma vez realizada pelo advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, está prevista para a sexta-feira (29).

Criticado pelos senadores governistas, o tucano Antonio Anastasia foi eleito relator do processo no início desta tarde por 16 votos a 5, após ser indicado pelo bloco parlamentar da Oposição (PSDB-DEM-PV).

Antes, o indicado pelo PMDB, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), foi eleito por aclamação presidente da Comissão Especial do Impeachment. Em discurso de posse, Lira agradeceu a confiança dos demais senadores e pediu a todos “tranquilidade” ao longo do trabalho na comissão.

O cronograma da Comissão Especial do Impeachment:

27/04 – votação de requerimentos
28/04 – depoimentos da acusação
29/04 – depoimento da defesa
04/04 – apresentação do relatório de Antonio Anastasia (PSDB-MG)
05/04 – discussão do relatório
06/04 – votação do relatório

Fonte: Último Segundo/Política/Ag. Senado


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários