Revelada fórmula usada por Isaac Newton para tentar atingir a vida eterna

Revelada fórmula usada por Isaac Newton para tentar atingir a vida eterna

Revelada fórmula usada por Isaac Newton para tentar atingir a vida eterna

“Estudos ocultos” mostram interesse de Newton por ciências além da física, como cronologia, alquimia, cabala e a Bíblia

O físico e matemático britânico Isaac Newton (1643-1727) entrou para a história como “pai da gravidade” por lançar as bases da lei da gravitação universal, inspirado pelo dia em que uma maçã caiu sobre sua cabeça em 1666.
Descobriu-se séculos mais tarde, contudo, seus “estudos ocultos”, que mostravam seu interesse por ciências além da física, como cronologia, alquimia, cabala e interpretação de textos bíblicos.

E dada sua boa reputação como inventor, não é de se estranhar que essa revelação, na década de 1930, tenha causado comoção. A fascinação de Newton abrangia assuntos diversos, e não necessariamente científicos.

Agora, um novo manuscrito veio a público. E envolve uma fórmula para a imortalidade, escrita à mão por Newton, em que descreve passos do preparo de uma substância “mágica” que converteria metais em ouro e nos faria jovens para sempre. Tratava-se, na verdade, dos primeiros passos para a criar a chamada pedra filosofal.

Elixir da vida
A pedra filosofal é uma lendária substância da alquimia (química da Idade Média, que buscava o remédio contra todos os males físicos e morais) que conteria os segredos do rejuvenescimento, o elixir da vida e a imortalidade.

Diz a lenda que essa substância poderia ainda transformar metais em ouro ou prata. A Bíblia e textos budistas e hinduístas mencionam a pedra filosofal, e alquimistas da Idade Média já a buscavam. E Newton fez suas próprias tentativas no século 17.

Pelo menos é o que revela o manuscrito recém-publicado, que tinha ficado por décadas em uma coleção particular. A Fundação do Patrimônio Químico (CHF, na sigla em inglês), dos EUA, comprou o material em um leilão e fez a divulgação.

No documento, escrito em latim e inglês, o gênio britânico explica a receita do “mercúrio sófico” (ou mercúrio dos filósofos), substância chave no processo alquímico para produzir a famosa pedra filosofal. Instruções que Newton aparentemente copiou de outro alquimista, o americano George Starkey, após fazer anotações, corrigir e reescrever o texto original.

Juventude eterna
“Esse manuscrito é importante porque ajuda a entender as leituras alquímicas de Newton, principalmente aquelas de seu autor favorito”, disse James Voelkel, da Biblioteca de História Química Othmer, nos EUA.

De acordo com Voelkel, o documento também traz provas de outra metodologia de laboratório de Newton. O físico escreveu mais de um milhão de palavras sobre alquimia em sua vida. E embora essa prática pré-científica não tenha o prestígio internacional da física, é inquestionável que ambas tiveram um papel relevante na vida de Newton.

No fim das contas, a alquimia contribuiu para o desenvolvimento da ciência moderna. E talvez agora a pedra filosofal não interesse tanto, mas continuamos procurando o segredo da juventude eterna. E Newton, a sua maneira, conseguiu ser imortal.

Fonte: Último Segundo/Ciências/BBC BRASIL


Tags: , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários