Maior ciclone do Hemisfério Sul destrói casas e deixa ao menos dez mortos

Maior Ciclone do Hemisfério Sul

Maior Ciclone do Hemisfério Sul

De categoria 5, Winston atingiu Ilhas Fiji, deixou centenas de feridos e levou premiê a decretar estado de emergência

A passagem do ciclone mais intenso já registrado na história do Hemisfério Sul deixou um rastro de destruição e sangue nas Ilhas Fiji, no Oceano Pacífico. De acordo com a Cruz Vermelha do país, ao menos dez pessoas morreram entre sábado (20), quando o fenômeno atingiu o arquipélago, e este domingo (21), mais de uma centena ficaram feridas e milhares acabaram sem suas casas, transformadas em sucata como consequência dos ventos com centenas de quilômetros por hora.

A passagem do ciclone levou o primeiro-ministro do país, Frank Bainimarama, a decretar estado de emergência em todo o território, onde as comunicações e distribuição de energia e água foram afetadas pelos fortes ventos, que também derrubaram árvores e postes. Inundações tomaram conta de diversas cidades e foram registradas evacuações em massa.

Desde o início do sábado, voos foram cancelados e os centros de evacuação, ativados. Com ventos de até 220 km/h e rajadas de 315 km/h, o ciclone Winston levou a Diretoria Nacional de Gestão de Desastres a ativar 758 centros de evacuação na região de Vit Levu, maior ilha do arquipélago, onde vivem cerca de 900 mil habitantes.

“O dano tem sido generalizada, casas foram destruídas, muitas áreas baixas foram inundadas e muitas pessoas ficaram atordoados e confusas sobre o que fazer”, afirmou o primeiro-ministro, neste domingo. “Este é um momento de tristeza, mas também vai ser um tempo de ação. Vamos permanecer unidos diante do desastre.”

O governo impôs um toque de recolher em todo o país, com avisos aos moradores para não saírem de casa. Há uma semana o Winston afeta o sul do Pacífico, tendo contornado Vanuatu e Tonga e e seguido em direção a Fiji.

Fonte: Último Segundo/Mundo


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários