Choque de trens mata pelo menos 10 e fere dezenas na Alemanha

Choque de Trem deixa mortos

Choque de Trem deixa mortos

Colisão em Baviera teria sido pior acidente ferroviário no país em 10 anos; há 17 feridos em situação crítica, segundo a polícia

Um choque entre dois trens de passageiros no Estado alemão da Baviera deixou ao menos dez mortos e dezenas de feridos nesta terça-feira, em um dos mais graves acidentes ferroviários da história recente do país.

O acidente ocorreu nas proximidades da cidade de Bad Aibling, uma estação termal localizada 60 km ao sul de Munique.

A polícia local disse que ao menos 17 pessoas sofreram ferimentos graves. A princípio, divulgou-se que o total era de 150 feridos – número depois revisado para ao redor de 100.

De acordo com as autoridades locais, os dois trens bateram de frente enquanto trafegavam a 100 km/h. Equipes de resgate trabalharam por horas para resgatar as vítimas, e até a noite desta terça (horário local) uma pessoa ainda estava desaparecida.

Entre os mortos estão os maquinistas dos dois trens, de acordo com fontes policiais ouvidas por um canal de TV local.

O acidente ocorreu em um ponto de curva, e por isso autoridades acreditam que os maquinistas não viram que estavam a prestes a colidir vindo de lados opostos. Não há sinal de que eles tenham freado.

O sistema previa um método automático de freio, para impedir que trens passassem no sinal vermelho. Ainda não se sabe por que esse sistema não funcionou.

Duas de três caixas-pretas dos trens foram recuperadas e serão analisadas, para averiguar se houve falhas técnicas, humanas ou uma combinação de ambas.

O ministro do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, disse em entrevista coletiva que é “difícil compreender” como um acidente dessa gravidade possa ter acontecido, ante os volumosos investimentos alemães em segurança rodoviária após acidentes prévios.

“Este é o maior acidente que tivemos em anos na região e temos um time de paramédicos, ambulâncias e helicópteros envolvidos na operação”, disse à agência de notícias Associated Press outro porta-voz da polícia, Stefan Sonntag.

Sonntag explicou que os dois trens colidiram ao entrar na mesma linha, entre as estações de Rosenheim e Holzkirchen, pouco antes das 7h (4h de Brasília). A causa do acidente ainda é desconhecida.

Imagens do acidente sugerem que o choque foi violento: vagões ficaram deformados. A batida ocorreu em uma área de terreno inclinado, em meio a uma mata e próxima de um rio, o que dificultou o acesso das equipes de resgate.

Como o Carnaval também é feriado na Alemanha, não houve aulas nesta terça-feira, e por isso os trens não carregavam crianças e adolescentes.

O último grande acidente com número alto de vítimas no país tinha ocorrido em 2006, quando 23 pessoas morreram e 10 ficaram feridas no choque entre um trem de passageiros e um veículo de manutenção dos trilhos nas proximidades de Lathen, no oeste do país.

Fonte: Último Segundo/Mundo BBC Brasil


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários