Atletas dos EUA podem não vir ao Rio por surto de zika vírus, diz agência

Atletas dos EUA podem não vir ao Rio

Atletas dos EUA podem não vir ao Rio

Equipe norte-americana estaria seriamente preocupada com o vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, após OMS ter declarado situação de emergência na saúde pública mundial

O Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC na sigla em inglês) informou nesta segunda-feira (8) que seus atletas e funcionários estão preocupados com o zika vírus no Brasil e que, por isso, podem considerar não viajarem ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos em agosto.

Segundo a agência “Reuters”, o comitê e líder de federações esportivas norte-americanas falaram sobre o assunto durante uma videoconferência em janeiro, e foi dito que “eles não iriam ao Brasil se não se sentissem confortáveis”.

O anúncio do USOC mostra que não só brasileiros, mas muitas pessoas de vários países estão preocupadas com a questão do zika vírus, inclusive os atletas que vão competir nos Jogos Olímpicos, que segundo o comitê, precisarão tomar uma decisão difícil sobre a participação ou não nas Olímpiadas.

O zika vírus está associado ao aumento dos casos de microcefalia no Brasil. Após o surto no País e a chegada o vírus em outros, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou situação de emergência na saúde pública internacional.

Will Connell, diretor da Federação Equestre dos EUA, disse que o comitê deixa a decisão para os atletas e membros da equipe. “Eles disseram que quem estiver preocupado não deve se sentir obrigado a ir”, afirmou. “Se um atleta se sente assim, é claro que eles podem decidir não ir.”

O Comitê declarou que a organização irá aderir às recomendações de agências de saúde do Brasil, inclusive o Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC), que aconselhou as grávidas a usarem camisinha com seus parceiros devido a possível transmissão de zika por relações sexuais.

Fonte: Ig/Vigilante


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários