Programa pretende levar luz às escolas até o ano de 2010

Uma das metas para 2010 do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) é que todas as escolas públicas do País tenham energia elétrica. O projeto elegeu 40 programas como prioritários para melhorar a qualidade educacional do Brasil.

No início deste ano, havia 21 mil escolas na zona rural sem energia elétrica. Atualmente, esse número reduziu quase a metade, mas 11 mil ainda funcionam sem luz.
A Escola Municipal Canto Escuro, em Barras, Piauí, é uma das unidades de ensino beneficiadas este ano. A energia elétrica vai permitir, por exemplo, a instalação de bebedouros com água gelada. Até então, os 60 alunos que a escola abriga bebiam água retirada de poços ou cacimbas, muitas vezes quente.

Outras 25 escolas públicas da zona rural do município aguardam o benefício. “Ainda vivemos aqui na idade da pedra lascada. Não podemos levar nenhuma novidade para a sala de aula, como um retroprojetor, coisa que ninguém usa mais na época do datashow”, comenta a secretária municipal de educação, Maria Lourdes Morais.
Em algumas escolas sem luz elétrica, são utilizadas placas de energia solar, mas a produção, na maioria das vezes, é suficiente apenas para iluminar as salas para as aulas noturnas.

“Precisamos chegar a essa universalização de todas as escolas com energia elétrica para modernizar a rede de ensino. Os alunos precisam ter acesso à Internet de banda larga”, afirmou Antônio Carlos Alves Carvalho, representante do Ministério da Educação no Programa Luz para Todos, realizado em parceria com o Ministério de Minas e Energia.


Tags: , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários