Hamas anuncia fim da trégua com Israel

O braço armado do Hamas anunciou a suspensão da trégua com o governo de Israel após ataques contra a faixa de Gaza, região controlada pelo grupo islâmico. O pacto estava em vigor desde 2009.

guerra

“Não há mais nenhuma trégua com o inimigo [Israel]”, diz o comunicado divulgado em uma rádio controlada pelo Hamas.

Mas, numa aparente tentativa de diminuir as tensões, um porta-voz do Hamas disse à Reuters que “essa não era a posição oficial” do grupo. O líder do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, disse separadamente que estava buscando a intervenção do Egito e da ONU para “interromper a agressão contra Gaza.”

O anúncio — que pode provocar uma escalada da violência na região– foi feito nesta sexta-feira em uma rádio controlada pelo Hamas, depois de dois dias de bombardeios aéreos de Israel contra a faixa de Gaza, em resposta a uma ação atribuída a militantes palestinos que matou oito israelenses ontem.

Mais cedo nesta sexta-feira, pelo menos três palestinos morreram nos ataques israelenses à região, segundo fontes médicas.

Entre os mortos está um menino de cinco anos, declarou Adham Abu Selmiya, porta-voz dos serviços de emergência do movimento palestino Hamas, no poder em Gaza.

O ataque teve como objetivo uma motocicleta na qual viajavam dois homens e um menino. Os feridos são pessoas que passavam pelo local, a rua Almoghrabi, uma das mais movimentadas de Gaza.

Israel continua, desde quinta-feira, bombardeando a região palestina depois de um atentado na fronteira entre Israel e o Egito que deixou oito israelenses mortos. Apesar de nenhum grupo ter assumido o triplo ataque, Israel acusou milícias de Gaza e prometeu reação.

Em retaliação aos bombardeios, milícias palestinas lançaram ao menos vinte foguetes contra o território de Israel, segundo fontes militares israelenses.

Fonte:folha


Tags: , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários