Dia do estagiário: Cerca de 20% dos estudantes que fazem estágio são contratados

A dupla jornada de atividades acadêmicas e estágio, atualmente exercida por muitos estudantes que buscam experiência na profissão, é comemorada hoje (18), no Dia do Estagiário.

dia do estagiário

Cerca de 20% dos 6 mil estudantes que fazem estágio em alguma empresa são contratados, segundo informações do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que possui uma média de 15 mil estudantes cadastrados no Programa de Estágio em Mato Grosso do Sul.

A líder do Programa de Estágio do Iel, Clara Rosana Piva, alerta os empresários que se atentem para o estagiário, pois é uma forma de moldar sua futura mão-de-obra. “É importante a empresa utilizar essa força jovem e depois contratá-la. Muitos reclamam que falta mão-de-obra qualificada, que os profissionais do mercado possuem vícios, já o estagiário é uma pedra bruta que pode ser moldada de acordo com a realidade da empresa”.

Clara Rosana destaca também que com os estagiários pode-se descobrir grandes talentos, fora as vantagens que o empregador tem do desencargo de leis trabalhistas. É vantagem para a empresa investir no treinamento destes estudantes.

A estagiária da Fundação Social de Trabalho (Funsat), Tamara Luiza Mendonça, 21 anos, acadêmica de jornalismo, defende o estágio e acredita ser importante para o seu desenvolvimento no mercado de trabalho que irá desempenhar. ”Sem dúvidas, no estágio podemos ter uma noção real de como é a nossa profissão, além, de adquirir experiência”.

Questionada se o estágio atrapalha nos estudos, Tamara acredita que não. “Muitos acadêmicos até assimilam as atividades do estágio com o Trabalho de Conclusão de Curso, tornando o estágio como objeto de estudo”.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor/MS), Vanessa Amin, é favor do estágio e destaca a necessidade de um profissional da área para orientar o estudante. “O sindicato conhece a importância do estágio, desde que ele mantenha as funções objetivas do estágio, que é proporcionar ao acadêmico a parte prática do curso e tenha profissionais que oriente, ajudando a desenvolver as atividades”.

Vanessa finaliza dizendo a importância deste ambiente de trabalho e da participação dos estudantes para que ocorrem melhorias na profissão. ”É importante esta rotina, ter esta vivência diária com a futura profissão. Nós do sindicato de jornalismo abrimos espaço para os estudantes, através da pré-sindicalização, que pode ser feita a partir do 6º semestre, oferecendo aos estudantes convênios e parcerias, estimulando-os a criticar, sugerir e se inteirar a respeito da profissão”.

Abaixo um vídeo de comédia sobre a vida de estagiário:

Fonte:correiodoestado


Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários