Como investir no mercado de ações? Conheça a compra e venda de ações

bovespa-painel

O conteúdo desse post foi retirado do site mundo trade. Achei interessante e bem simples pra quem quer saber um pouco sobre como comprar e vender ações da bolsa de valores.

Como vimos em Como as Ações Chegam aos Mercados de Ações, para comprar ações diretamente você precisa estar cadastrado em uma corretora de valores que lhe dará orientações sobre a melhor forma de você fazer a compra de ações, seja através do envio de ordens via home-broker ou de outras formas.

A vantagem de comprar ações diretamente é que você pode decidir em quais empresas investir e o momento certo de entrar e sair de posições (investimentos).

Por outro lado, investir diretamente requer algum conhecimento do mercado e dedicação no acompanhamento dos ativos. Dependendo do seu horizonte de investimento, isto é, se você objetiva ganhos a curto, médio ou longo prazo, mais ou menos dedicação são necessárias.

Por exemplo, um investidor de curto prazo devo monitorar suas posições diariamente para decidir o momento certo de comprar ou vender determinadas ações.

Investidores profissionais com objetivos de curtíssimo prazo se aproveitam de pequenas valorizações de uma ação e operam comprando e vendendo esta ação no mesmo dia, em uma operação conhecida como day trade.

Operações day trade tiram proveito de pequenas variações de preço das ações e, por isso, requerem timing apurado por parte do investidor. Isso significa que pra fazer day trades virtualmente fica-se o tempo todo acompanhando as cotações, esperando o momento certo de entrar ou sair de uma posição (compra ou venda).

Já se seu objetivo é de longo prazo, uma revisão quinzenal ou mensal de sua carteira de ações é suficiente.

Um dos princípios do mercado de ações e que, a longo prazo, salvo caso fortuitos, todos os ativos tendem a se valorizar. Assim, se você compra ações objetivando ganhos em 10 ou 15 anos (uma estratégia normalmente conhecida como buy and hold — comprar e segurar, em português), você certamente não precisará acompanhar o (nem sofrer com!) o movimento diário de sobe-desce da bolsa.

Outra forma de compra ações é através de clubes de investimento, que são grupos de 3 a 150 pessoas que investem seu dinheiro em conjunto para, assim, conseguir ganhos de escala com a operações com maior capital.

Existem algumas regras para se criar e investir via clubes de investimento, mas eles são uma excelente opção se você definitivamente não quer operar no mercado de ações diretamente. Para investir em clubes de investimento, procure sua corretora e pergunte como investir via clubes de investimento, se você pode entrar em clubes já formados etc.

Por último, outra forma de comprar ações é através de fundos de ações. Estes fundos são geridos por profissionais de instituições financeiras com o objetivo de gerar ganhos para os cotistas através da compra de ações.

Pelo serviço de gestão do fundo, o administrador cobrará uma taxa percentual sobre os valores aplicados e/ou sobre o desempenho. Você encontra informações sobre fundos de ações em sua corretora ou em seu banco.


Tags: , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários