Túnel em São José dos Campos-SP seria utilizado para roubo ao Banco do Brasil

tunel-roubo-banco

Uma equipe da TV Vanguarda, afiliada da TV Globo em São José dos Campos, teve acesso ao túnel cavado por uma quadrilha e que foi descoberto na quarta-feira (23). As imagens mostram o trabalho dos assaltantes para conseguir chegar até o cofre de uma agência do Banco do Brasil no Centro de São José por baixo da terra.

Da galeria pluvial até o cofre do Banco do Brasil, o grupo cavou 30 metros embaixo da terra. Imagens de dentro do túnel mostram os equipamentos que seriam usados para perfurar a caixa-forte.
Segundo a Polícia Federal, já estava tudo pronto para o furto. A quadrilha pretendia roubar uma quantia em dinheiro que seria do Banco Central, mas que não foi divulgada.

Foram pelo menos seis meses de planejamento. Com documentos falsos, os criminosos alugaram duas casas na cidade, compraram armas e munições estrangeiras, carros e ferramentas para a escavação de dois túneis.

O furto só não foi bem sucedido porque policiais militares descobriram o esquema. Ninguém foi preso, mas a polícia tem imagens de oito suspeitos. “Essas imagens já estão sendo divulgadas para que qualquer viatura, qualquer policial, tendo contato com essas pessoas, possam abordar e deter essas pessoas”, diz o policial Marcelo Oliveira Garcia.

Além das imagens dois oito suspeitos encontradas pela Polícia Federal, na casa onde eles ficavam os peritos acharam indícios de que a quadrilha podia ser bem maior. Havia dezessete colchões espalhados pela residência e a estrutura montada impressiona.

Na casa foram encontrados isolamento acústico, mantimentos, ferramentas, roupas e equipamentos específicos para o furto. O trabalho da quadrilha, segundo a polícia, é semelhante ao de outros crimes no país.

“É muita coincidência o modus operandi, inclusive da mesma forma que agiram no banco Central em Fortaleza, como agiram no Rio Grande do Sul e em Maceió. O modus operandi da quadrilha é o mesmo: traçar túneis, utilizar a rede de esgoto. Então muito provavelmente tem relação não necessariamente com os mesmos elementos, porque boa parte dessa quadrilha está presa ou continua presa. Mas alguns já podem ter sido beneficiados com algum indulto, benefício de progressão de pena e podem estar livres”, diz um delegado da Polícia Federal.

Se o grupo não conseguiu furtar o banco, consegui pelo menos causar prejuízos à cidade. toda a terra retirada por eles na escavação do túnel foi depositada na galeria pluvial. uma chuva forte poderia provocar uma enchente.

fonte: g1


Tags: , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários