Filha de Che Guevara diz que não há presos políticos em Cuba

Em palestra na Faculdade de Filosofia e Humanas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na manhã desta quinta-feira, a filha mais velha de Ernesto Che Guevara, Aleida Guevara March, negou que haja presos políticos em Cuba e afirmou que Orlando Zapata, que morreu há duas semanas após uma greve de fome de 85 dias, era um “delinquente comum”.

che guevara

A questão dos presos políticos surgiu ao responder perguntas dos participantes, após sua palestra, e ela foi enfática ao afirmar que tudo não passa de invenções, criadas para prejudicar a imagem de Cuba. “São personagens criados pela mídia para caluniar Cuba. Recebem dinheiro de empresários dos Estados Unidos e Europa que são contrários à revolução cubana”, afirmou.

Médica pediatra, Aleida Guevara passou o dia de quinta-feira em Salvador e, além da palestra para universitários, ela visitou a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) para conhecer os projetos que ajudaram no novo conceito de desenvolvimento social, com o foco principal na quebra do ciclo geracional da pobreza, por meio de capacitação e geração de emprego e renda.

De Salvador, a filha do Che vai a Sergipe, onde participa, na sexta-feira, na cidade de Umbaúba, de seminário promovido pelo Movimento dos Sem Terra (MST), com o tema “O Socialismo Frente à Crise Econômica Mundial”.

Ainda em Umbaúba, ela fará a inauguração simbólica da unidade de saúde que leva o nome de seu pai, Hospital Doutor Ernesto Che Guevara. No sábado, ela participa da palestra O Papel da Militância na Construção das Transformações Sociais, que acontece no Instituto Federal de Sergipe, em Aracaju.

Fonte:terra


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Rubén Linares disse:

    No socialismo cubano ela come filé e los hermanitos comem ovo , cuando tem,, veio pegar financiamento ou esmola do PT/MST, tres veses HP(hija de puta)

  • Aldo disse:

    Eu assisti a uma entrevista para a tv senado referente aos diversos embates internacionais sofridos por Cuba, tanto políticos como econômicos. Acredito piamente nas declarações por ela dada, Cuba tem sofrido diversas retaliações do governo norte americano, como o ultrapassado bloqueio de importações e exportações, que puni os países filiados a Cuba, realmente um absurdo em meio a época contemporânea que vivemos. Os EUA afirmam que esse bloqueio só será desfeito caso Cuba cumpra as exigências dos direitos humanos referente ao “presos políticos”, uma jogatina evidente da nação vencedora da guerra-fria, uma vez que midialize a imagem o caracter ditatorial de Cuba. Defendo esta nação, que mesmo depois dos frequentes boicotes, perpetua na luta de uma Ordem Mundial menos hipócrita e conivente as desigualdades sociais. PARABÉNS ALEIDA CHEGUEVARA MARCH



Últimos Comentários