Extensões no Chrome: Google Chrome ganha complementos

O Google Chrome acaba de ganhar uma galeria de extensões. E os complementos já estão disponíveis para a versão beta do navegador.

chrome-extensoes

De agora em diante, Firefox (a famosa raposa torrada – ou panda vermelho, para os íntimos) e Chrome começam a competir de igual para igual. Ambos estão disponíveis para os três principais sistemas operacionais: Windows, Linux e Mac OS. Ambos são compatíveis com HTML 5. Ambos são velozes. E ambos têm extensões (apenas no Chrome para Mac elas ainda não estão funcionando, mas o Google pretende habilitá-las em breve). Aí, alguém aí nos comentários vai dizer: “Se eles são equivalentes e eu amo a raposa, não vou mudar”.

Talvez não, mas provavelmente sim. Por mais que a comunidade de desenvolvedores do Firefox se esforce, não consegue mais acompanhar o ritmo acelerado de desenvolvimento do Chrome. Em um ano, o navegador do Google chegou à versão 4.0.249.25. Já o browser da Fundação Mozilla vai passar da 3.0 para a 3.6. Qual dos dois incorporou maior número de recursos nesse tempo? Além disso, o Firefox tem enfrentado problemas sérios, como o uso intensivo do processamento do micro em algumas situações.

Quanto mais pesado e problemático ficar, mais gente vai procurar uma alternativa. E quem será o substituto natural? O Chrome. Claro que a galeria de extensões inaugurada pelo Google ainda tem pouquíssimas opções (pouco mais de 300, contra mais de 10 mil no rival). Mas é questão de tempo até o número de complementos aumentar.

Há também um outro espinho na vida da raposa. Cedo ou tarde, o Google – principal financiador da Fundação Mozilla, uma vez que é fonte de 85% dos recursos dela – pode decidir fechar a torneira de dinheiro. A grana vem de um acordo entre as duas partes que vai até 2011, e torna o Google o buscador padrão e a página inicial do navegador. Se não for renovado, será difícil sustentar o projeto.

Fonte:info


Tags: , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários