Microsoft viola licença GPL (General Public License) no Windows 7

Para facilitar a instalação do Windows 7 em equipamentos que não possuam DVD (por exemplo netbooks) a Microsoft oferece aos clientes o “Windows 7 USB/DVD Download Tool”. Ele permite com que seja utilizado um pen drive USB para realizar a instalação do Windows 7.
Esse programa é graciosamente oferecido pela Microsoft sem custo extra para quem adquire o Windows 7

windows 7

No entanto a comunidade open source descobriu que a maior parte do código do Windows 7 USB/DVD Download Tool é na verdade baseado em uma aplicação open source criada e disponibilizado dentro do GPL. Isso quer dizer que o Windows 7 USB/DVD Download Tool deveria também ser disponibilizado dentro da licença GPL (ao invés da licença padrão proprietária Microsoft) e o seu código fonte deveria ser disponibilizado para download sem custos.

Utilizando o programa Reflector.FileDisassembler, um programador estudando os aspectos internos do Windows 7 descobriu que o Windows 7 USB/DVD Download Tool possuía uma grande quantidade de chamadas e propriedades idênticas ao projeto ImageMaster ainda em desenvolvimento dentro da comunidade Codeplex (http://www.codeplex.com/ImageMaster).

A GPL (para ser mais exato, o ImageMaster está sobre GPLv2) sobre qual o ImageMaster é disponibilizado não proíbe a Microsoft (nem qualquer outra empresa) de distribuir ou modificar o software, mas obriga quem o fizer a disponibilizar o resultado sobre a mesma licença juntamente com o código fonte.

Ao ser confrontada com os fatos, a Microsoft anunciou que irá em breve resolver a questão, que o ocorrido foi um erro e que o código foi disponibilizado por uma empresa que presta serviço à Microsoft. Apesar de acusar este prestador de serviços pela falha, ela admite que deveria ter detectado a violação.

A Microsoft ainda não informou como irá resolver o problema. Ela pode re-escrever a aplicação completamente (sem incluir código aberto), disponibilizar o programa sobre o GPLv2 com código fonte ou simplesmente abortar totalmente a oferta desse tipo de solução.

Fonte:under-linux


Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários