Como ajudar seu filho canhoto a se desenvolver

ciranca-canhota

Há problema em a criança ser canhota? Não, claro que não. Pesquisas sugerem que ela pode até ter mais facilidade para memorizar coisas. O fato é que o cotidiano dela será um pouco mais complicado porque o mundo é dos destros, apesar de estimativas apontarem que quase 10% da população não tenha habilidade com a mão direita. A vida dos canhotos segue normal apesar de a ciência ainda pouco conhecer sobre eles. Provavelmente, existe um componente genético responsável pelo domínio do lado esquerdo.

Estudo feito no início dos anos 90 revelou que filhos de pais destros têm 9,5% de chance de ser canhotos. Mas, quando o pai ou a mãe é canhoto, a possibilidade sobe para 19,5%. Outro dado concreto é que a dominância é mais forte nas mãos, porque elas exigem atividades mais sofisticadas, ou finas, como a escrita. Essa “facilidade” com o lado esquerdo aparece logo no primeiro ano de vida. Segundo Raquel Caruso, psicomotricista, psicopedagoga e fonoaudióloga, a criança escolhe uma mão para conhecer o mundo. “Ela apalpa os objetos, tenta pegar alguma coisa, faz os primeiros rabiscos no papel”, diz. Mas a confirmação real virá em torno dos 6 anos, quando a criança começa a ser alfabetizada.

Cinco formas de facilitar a vida do canhoto

1 – Se você notou que seu filho pequeno tem tendência a ser canhoto, avise a escola para que os educadores o ajudem nessa descoberta.

2 – Caso a criança esteja sendo alfabetizada, converse com a escola para que seja providenciada uma carteira adequada.

3 – Não “corrija” a criança mudando os objetos da mão esquerda para a direita. Senão ela pode ter dificuldade de aprendizado.

4 – Mesmo com poucas ofertas, compre o que for desenvolvido para ele. Alguns cuidados melhoram o desempenho escolar dessa garotada.

5 – Para manter bem a auto-estima do filho, invente histórias de reis, rainhas, heróis e heroínas canhotos.

fonte: revista crescer


Tags: , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários