Wolfram Alpha o buscador que promete revolucionar a Internet

Entrou no ar sexta-feira(15) à noite um buscador cujo objetivo modesto é dar respostas definitivas sobre qualquer assunto que possa virar informação computacional: o Wolfram Alpha.

160904-wolfram_mug_original

O site é tão confuso quanto sua definição, mas serve para fazer coisas muito legais, como cálculos e comparações entre dois assuntos parecidos. Quando você digita uma palavra na barra de buscas, o programa vasculha sua base de dados e mostra uma porrada de informações úteis na tela.

Um exemplo: ao entrar com os dados Apple e Microsoft, o Wolfram Alpha mostra numa tabela, lado a lado, informações como o faturamento das duas empresas, o número de empregados e quanto custam as ações de cada uma na bolsa. Também é possível enxergar gráficos que mostram o valor de mercado de ambas mês a mês.

Além de comparações desse tipo, o site faz cálculos matemáticos, inclusive aplicando fórmulas e mostrando a resolução com representações gráficas. Também dá para fazer conversão de moedas: ao digitar a palavra “real”, aparecerá o valor da moeda brasileira em dólar, euro, peso argentino e muito mais, tudo atualizado constantemente.

Um jeito interessante de ver como o programa agrupa dados objetivos é digitar o nome de uma cidade. Dá para ver que Guarulhos fica a 16 quilômetros do centro de São Paulo, tem 10 milhões de habitantes e sua temperatura é de 18º Celsius neste sábado parcialmente nublado. Usando o serviço assim, ele parece uma Wikipédia com atualizações em tempo real.

Infelizmente, o site ainda está um pouco lento e aceita somente pesquisas em inglês. Não é possível, por exemplo, ver quem ganhou mais títulos entre Palmeiras e Corinthians, mas quem gosta de esporte pode comparar o desempenho de Dallas Cowboys e Denver Broncos na liga de futebol americano.

Fonte: info


Tags: , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários