Cientistas conseguem mapear o genoma de um bovino

Um consórcio de 300 cientistas de 25 países, entre eles o Brasil, conseguiu mapear pela primeira vez a sequência do genoma de um bovino, em um avanço que pode permitir diversas melhorias na produção pecuária.

Cientistas

O estudo, publicado na última edição da revista Science, foi liderado por pesquisadores do Baylor College of Medicine, nos EUA, e contou com a participação de cientistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A partir de agora, os bovinos fazem parte de um pequeno grupo de animais – entre eles, os humanos, outros primatas e roedores – que tiveram seus genomas decodificados.

“Nós escolhemos estudar o genoma de uma vaca porque estes animais têm uma enorme importância para os humanos”, explica Richard Gibbs, do Baylor College of Medicine. O animal que teve seu genoma mapeado foi uma vaca da raça Hereford e o estudo levou seis anos para ser finalizado.

Segundo o pesquisador, além de poder trazer avanços para a produção de leite e carne, o mapeamento do genoma bovino também pode ajudar em pesquisas sobre a saúde humana e doenças.

Fonte:bbc


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários