Mulheres poderão ingressar no serviço militar facultativamente

Quase três décadas depois do ingresso das primeiras brasileiras nas Forças Armadas do país, em carreiras técnicas e administrativas, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado poderá decidir sobre o ingresso facultativo das mulheres no serviço militar, obrigatório para os homens quando completam 18 anos. Na reunião desta quinta-feira, o colegiado vai examinar substitutivo apresentado pelo relator, Expedido Júnior (PR-RO), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 35/08) com esta finalidade, apresentada por Romeu Tuma (PTB-SP).

Forças armadas

Para Tuma, a admissão facultativa das mulheres no serviço militar deve ser considerada, em primeiro lugar, como resposta para o aumento do potencial de defesa do país em eventual conflito externo. Ele considera, no entanto, que essa medida também significa uma política pública de desenvolvimento econômico, com geração de trabalho e distribuição de renda para o público feminino em igualdade de condições com os homens.

“As condições sociais e econômicas do Brasil favorecem a implantação do serviço militar facultativo para as mulheres, pois as Forças Armadas, durante toda a sua gloriosa história, proporcionam aos seus efetivos educação e treinamento profissional diferenciado e a possibilidade de ascensão social, representando também muitas vezes uma oportunidade única de trabalho para as classes sociais menos favorecidas”, argumenta o autor.

Tuma esclarece que, atualmente, a Constituição federal já prevê a hipótese de convocação das mulheres para o serviço militar, mas apenas em momento de guerra. Com o ingresso facultativo em tempos de paz, ainda que facultativo, como observa o senador, as mulheres que viessem a se firmar no corpo feminino das Forças Armadas já estariam “aptas e ajustadas” para atuarem, de forma semelhante ao que já acontece em outros países, como os Estados Unidos. Para o relator, o êxito da experiência estrangeira aconselha de fato a inclusão das mulheres no serviço militar.

Fonte:oglobo


Tags: , , , , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários

  • Roberto Caramonete Valcarcel disse:

    As mulheres deveriam servir a Pátria da mesma maneira quie os homens já fazem sem discriminações afinal em quase todos os países elas servem as Pátrias só por aqui que as coisas são diferentes, pra mim elas são consideradas imcapazes ou são protegidas para não servirem ao serviço militar obrigatório. É muito vergonhoso o quadro das brasileiras de braços cruzados sem fazer nada pela Pátria afinalo Brasil só existe graças ao sacrificio de todos os homens (exceto mulheres) sem os homens isso aqui já estaria arrazado se dependesse exclusivamente de mulheres. Nós homens além de servir-mos s Pátria ainda temos que carregar nas costas as mulheres que nadfa tem contribuido” vergonha para o governo e para as brasileiras – homenagens aos homens de valor”



Últimos Comentários