Em busca de planetas como a Terra, Nasa lança telescópio

A Nasa lançou na sexta-feira um telescópio pioneiro para examinar um canto da Via Láctea, na esperança de descobrir se existem outros planetas como a Terra.

via-lactea

O telescópio, batizado de Kepler, foi lançado em meio a um céu estrelado abordo do foguete não-tripulado Delta, que decolou às 0h49 (horário de Brasília) no Cabo Canaveral, Flórida.

“Até agora, embora tenhamos descoberto mais de 300 planetas (fora do Sistema Solar), não descobrimos outras Terras”, afirmou o gestor associado da Nasa para ciência espacial, Ed Weiler.

O Kepler, batizado em homenagem ao astrônomo do século 17 Johannes Kepler, foi desenhado para fazer apenas esse trabalho.

Uma vez em posição em torno do sol, o Kepler focará em um pedaço de universo entre as constelações de Cisne e Lira, que possuem mais de quatro milhões de estrelas. Cientistas planejam examinar as observações do Kepler de mais de 100.000 alvos com esperança de captar pequenos pontos de luz causados por planetas.

“Tentar detectar planetas do tamanho de Júpiter passando na frente das estrelas é como tentar medir o efeito de um mosquito voando em um farol de um carro”, afirmou Jim Fanson, gerente de projeto do Kepler. “Achar planetas do tamanho da Terra é como tentar detectar uma pequenina pulga.”

Fonte: O Globo


Tags: , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários



Últimos Comentários