iPod e Players (tocadores) de música digital prejudicam mais que walkmans

ipod-shuffle1

Os tocadores digitais de música, como iPod, são mais perigosos para a audição que os antigos aparelhos conhecidos como walkman, segundo um estudo realizado por especialistas norte-americanos. Isso porque os portáteis mais antigos precisavam de pilhas, que começavam a se esgotar após algumas horas de uso, enquanto os toca-MP3 podem funcionar por dias sem a necessidade de recarga.

Apesar de o volume selecionado pelos jovens ser parecido nas duas situações (tanto no walkman como nos equipamentos de música digital), a maior duração da carga aumenta a probabilidade de eles escutarem música durante mais tempo, com fones de ouvido, nos tocadores digitais.

O estudo foi liderado pelo especialista em audição Cory Portnuff, da Universidade do Colorado, em Boulder, Estados Unidos. Colaboraram com a pesquisa — que teve 30 voluntários das áreas de Boulder e Denver — especialistas do Hospital Infantil de Boston, ligado à escola de medicina de Harvard. As conclusões foram apresentadas durante a Conferência para Conservação da Audição, realizada em Atlanta no mês de fevereiro.

Segundo Portnuff, uma pequena porcentagem de adolescentes – entre 7% e 24% — escuta música em volumes que apresentam riscos para a audição. “Não parece que chegamos a um nível epidêmico de perda de audição por causa dos tocadores de música”, afirmou o especialista.

Entre outras descobertas também estão o fato de os adolescentes do sexo masculino ouvirem música mais alta que as meninas, de os adolescentes preferirem mais volume que os jovens adultos e de esses usuários muitas vezes não perceberem quão alto está o som. Além disso, diz a pesquisa, os adolescentes pressionados a baixarem o volume tendem a aumentá-lo. Curiosamente, aqueles preocupados com a perda de audição tendem a ouvir música mais alta que os demais.

Limites

Em outra pesquisa, esta realizada em 2006 por Portnuff, o especialista determinou que uma pessoa pode ouvir música com segurança, usando fones de ouvido como os do iPod, durante 4,6 horas por dia, com volume a 70% de sua capacidade total. A 80%, o tempo de segurança diário é 90 minutos. Se o volume for o mais alto possível (100%), o usuário pode apresentar perda de audição se ouvir música por mais de cinco minutos ao dia.

“Os riscos de perda de audição não são os mesmos para todas as pessoas. Alguns nascem com ouvidos ‘mais fortes’, que lhes permitem ouvir música com segurança por períodos mais longos. Em contraste, aqueles com ouvidos mais sensíveis podem sofrer danos mesmo seguindo as recomendações de uso correto de seus toca-MP3. Não há como saber quais pessoas são mais fortes e quais são mais sensíveis”, disse Portnuff.


Tags: , , , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários