Novo medidor de tráfego, bloqueios e limites nas conexões de internet é lançado pela Google

O Google anunciou nesta quinta-feira o lançamento de uma importante ferramenta para ajudar os internautas na guerra contra uma das mais polêmicas práticas dos provedores de banda-larga: o traffic-shaping.

Traffic shaping

Batizada de Measurement Lab (M-Lab), a nova criação do gigante da internet, feita em parceria com o Open Technology Institute, o PlanetLab Consortium e pesquisadores universitários, é uma plataforma para que desenvolvedores criem ferramentas de medição de tráfego na internet.

Já estão disponíveis recursos que permitem que o usuário identifique bloqueios feitos pelos provedores a determinados programas, como o BitTorrent, meça a velocidade da conexão e realize outros diagnósticos.

O Google mantém um discurso a favor da liberdade e da neutralidade na internet. No blog oficial da empresa, Vint Cerf argumenta que “Seja qual for a sua visão sobre a neutralidade na web e as práticas dos provedores, todos vão concordar que os internautas têm o direito de ser informados sobre o que vão receber quando assinam um contrato de banda-larga.”

O objetivo do M-Lab é gerar dados sobre a velocidade e qualidade das conexões de internet pelo mundo. Durante o ano de 2009 o Google vai fornecer aos pesquisadores 36 servidores em 12 locais nos EUA e na Europa. Todos os dados obtidos pelo programa serão públicos e poderão ser utilizados por outros estudiosos. Saiba mais sobre o projeto no site abaixo.

http://googleblog.blogspot.com/2009/01/introducing-measurement-lab.html

Para testar sua conexão, entre em um dos links de servidores na pagina abaixo

http://e2epi.internet2.edu/ndt/ndt-server-list.html

Fonte:oglobo


Tags: , , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email

Comentários



Últimos Comentários