Resultado das eleições nos EUA

Acontece hoje a disputa pela Casa Branca nos EUA com John MacCain de um lado e Barack Obama de outro.

Estados Unidos da América

As pesquisas indicam que o candidato do Partido Democrata, Barack Obama, será eleito com uma vantagem expressiva sobre seu rival, o republicano John McCain. Se isso acontecer, será a primeira vez que um negro é escolhido para liderar a nação mais poderosa do planeta, um país que levou um século para abolir a escravidão e outro para dar cidadania aos negros.

Obama, de 47 anos, um político pouco experiente que era um desconhecido para a maioria dos americanos até meados do ano passado, conquistou a adoração de milhões de eleitores pelo país prometendo mudar a maneira como se faz política nos EUA e deixar para trás as profundas divisões ideológicas que racham a sociedade americana.

McCain, de 72 anos, um político veterano que é respeitado até pelos adversários pela coragem que demonstrou nos anos em que foi prisioneiro de guerra no Vietnã, iniciou a campanha prometendo desafiar os dogmas republicanos e concluiu sua participação fazendo concessões à direita conservadora para animar as suas bases partidárias.

Se Obama vencer, muitos especialistas acham que a reconfiguração do eleitorado americano poderá inaugurar uma nova era de hegemonia dos democratas sobre o processo político nos EUA. O partido já controla as duas casas do Congresso, e suas bancadas devem aumentar com a eleição de hoje, em que estarão em jogo também as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes e 35 das 100 cadeiras do Senado. Na história recente do país, os democratas só tiveram tanto poder concentrado em suas mãos em dois períodos: nos anos da Grande Depressão e na primeira metade da década de 60.

Se você pudesse votar, em quem votaria?


Tags: , , , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email