Sem descanso para o crime: Rocam encurrala bandidos em quatro ocorrências

Sem descanso para o crime: Rocam encurrala bandidos em quatro ocorrências

Sem descanso para o crime: Rocam encurrala bandidos em quatro ocorrências

Com operações durante praticamente todo o dia, a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas deixou os moradores da Zona Leste mais seguros


No que depender dos policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), o crime não terá vez nas ruas de São Paulo. Os moradores da Zona Leste da capital paulista puderam ficar mais seguros com a solução de quatro casos neste sábado (6) com a ajuda do 2º Batalhão da Polícia de Choque. Com operações durante todo o dia, os Policiais Militares não pouparam esforços para manter a população sob segurança.
Durante trabalhos da Rocam no bairro de São Matheus e nas proximidades da cidade de Santo André, quatro criminosos foram abordados pelo policiais e levados a delegacias por diferentes crimes. Um deles era menor de idade. Entre os artigos em que os bandidos se enquadram, estão roubo, tráfico de drogas e homicídio. Entenda abaixo como foi realizado cada operação dos policiais:
Caso 1: Procurado
A primeira abordagem ocorreu por volta das 10h20 na região da divisa entre São Matheus e Santro André. A equipe que realizava a operação era formada por Cabo Ficher, Cabo Menechini e Soldado Wenderson. De acordo com o Tenente Danilo, que ofereceu mais informações à equipe do iG, os policiais haviam acabado de sair do batalhão, quando “desconfiaram de um indivíduo e realizaram a abordagem”
Ao fazer a consulta criminal, constataram que ele estava sendo procurado. O indivíduo já havia sido enquadrado anteriormente por homicídio e roubo. No segundo crime, haviam 13 ocorrências registradas em seu nome. Após confirmar sua procura, os policiais o encaminharam para o 2º Departamento Policial, no Bom Retiro, região central de São Paulo.
Caso 2: Menor no tráfico
Pouco mais de uma hora depois, mais especificamente às 11h30, os policiais encontraram, nas proximidades do cruzamento da avenidas Jacu Pêssego com a Ragueb Chohfi, dois indivíduos suspeitos por tráfico de drogas, sendo um menor de idade, com 14 anos.
Ambos foram abordados pela equipe 19, formada por Sargento Almeida, Cabo Marcelo, Soldado Pimenta e Soldado Teressam.
Os policiais afirmaram ter encontrado 96 pinos de crack, 16 de cocaína e outros 5 de maconha, além de R$ 36 em dinheiro.
O menor de idade assumiu o crime e foi levado ao 49º DP, em São Matheus. O maior de idade também foi levado à delegacia, mas como testemunha.
“Ali é um local sabido de tráfico”, lembra o tenente Danilo. Segundo ele, a operação foi facilitada pelo tipo de motocicleta utilizado. “Eles [policiais] deram a volta e conseguiram surpreender o menino, que aparentemente estava no tráfico de drogas, justamente no momento da transação”.
Caso 3: Veículo furtado
A terceira ocorrência foi realizada, aproximadamente, às 16h. A equipe 30 da Rocam, formada por Cabo Custódio, Soldado de Sá e Soldado Afonso, estava em patrulhamento na avenida Ragueb Chohfi. “Desconfiaram do veículo, realizaram a abordagem, consulta criminal e veicular”, resume o Tenente Danilo. Na consulta, ficou constatado que o automóvel já estava registrado como produto de um furto. O indivíduo e o veículo foram encaminhados até o 49º DP.
Caso 4: “o mais complexo”
Para o Tenente Danilo, a última ocorrência, realizada por volta das 17h10, foi a “mais complexa”. Desta vez, os policiais da Rocam 13, Sargento Brito, Cabo Eugênio, Cabo Edilson e Cabo Martins, encontraram outros dois indivíduos suspeitos em um veículo na avenida Ragueb Chohfi. Ao realizar a revista ao automóvel em uma abordagem de rotina, os policiais encontraram três porções de maconha.
Após os agentes perguntarem de onde veio a procedência da droga, um dos indivíduos quis fornecer para a PM uma quantidade maior de droga em troca de sua liberdade. Como uma estratégia para descobrir mais informações sobre o caso, os policiais aceitaram ir até a residência, onde encontraram uma quantidade muito maior de maconha, uma máquina usada em clonagens de cartão de crédito.
Os policiais encontraram quase um quilo de droga em um tijolo de maconha. Além disso, junto à máquina de cartão de crédito foram encontradas anotações e vários números, que, aparentemente, foram obtidos com a ajuda de um chupa-cabra, artefato usado em caixas eletrônicos para copiar informações bancárias das vítimas.
Segundo o tenente, as anotações mostravam dados de dezenas de vítimas. “Na residência, também foram encontradas diversas notas falsificadas de R$ 50”, completa. Maiores de idade, os dois indivíduos foram conduzidos à polícia. Apenas um deles assumiu a autoria pelos crimes. O outro contribuiu como testemunha.
A Rocam
Criada em 1982 com o objetivo de dar maior agilidade ao combate ao crime de roubo de veículos e pedestres no intenso trânsito de São Paulo, a Rocam ficou conhecida pela sua eficiência e agilidade no cumprimento de suas missões. O Batalhão de Choque iniciou o ano de 2017 com a aquisição das modernas motocicletas Triumph Tiger 800XCx.
Após vencer a licitação pública para fornecimento de motocicletas acima de 600cc, a tradicional montadora inglesa já entregou o primeiro lote de 86 Tiger 800 XCx que já estão patrulhando as ruas de São Paulo e combatendo a criminalidade. Além da venda, o programa da Triumph inclui um programa de pós-venda e treinamento especializado em pilotagem para os Policiais.
Fonte: pUltimo Segundo/Brasil/Ig. São Paulo


Tags: , , , ,

Não encontrou o que queria? Pesquise abaixo no Google.


Para votar clique em quantas estrelas deseja para o artigo

RuimRegularBomMuito BomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...



Enviar postagem por email Enviar postagem por email


Últimos Comentários